O Tribunal Regional Federal da 5º Região confirmou a data de início do pagamento dos precatórios aos beneficiários. O Conselho de Justiça Federal repassou a responsabilidade dos depósitos dos precatórios do INSS de 2022 para os TRF. Portanto, confira quando deve ser pago aos beneficiários dessa região:
Os precatórios do INSS são pagamentos realizados para os beneficiários que ganharam processos contra o Instituto, seja para solicitar a concessão do benefício ou para reaver valores por conta de alguma irregularidade no pagamento do benefício previdenciário.
São duas modalidades de pagamento existentes: RPVs, que são os processos ganhos contra o INSS até 60 salários mínimos (R$72.720 em 2022) e Precatórios, que são processos que ultrapassam 60 salários mínimos.
Leia mais: ATENÇÃO APOSENTADOS! Extrato do INSS vai te surpreender; veja como
Pagamento dos precatórios INSS 2022

O pagamento dos precatórios INSS do ano de 2022 deveriam ocorrer já na primeira quinzena de agosto, como estava previsto. Mas, acabou ocorrendo uma suspensão temporária. Acontece que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) contestou a modalidade usada pela justiça ao realizar os pagamentos.
De acordo com a OAB, a falta de um cronograma para pagamento aos beneficiários afetava também o pagamento dos honorários dos advogados. Mas, após uma reunião ocorrida entre os representantes da OAB e do Conselho de Justiça Federal, foi feito um acordo entre ambos.
Então, os TRFs já estão autorizados a fazer os depósitos novamente. Inclusive, o TRF5 já divulgou a previsão de pagamento. Portanto, confira agora como realizar a consulta!
Leia mais: Grande novidade: Dinheiro chegando para aposentados INSS liberou pagamentos
Pagamento dos precatórios TRF da 5º Região
O Tribunal Regional Federal da 5º Região fica localizado no estado de Pernambuco e tem jurisdição nos estados de Pernambuco, Ceará, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte e Paraíba. De acordo com divulgação, os valores serão pagos para os beneficiários a partir do dia 12 de setembro.
A consulta dos valores precisa ser feita no site do próprio Tribunal Regional Federal. Cada um terá um cronograma próprio e, para acessar, é preciso ter os dados como CPF, número do processo, nome do advogado responsável pela abertura do processo, além de alguns dados que podem variar de acordo com cada TRF.
Leia mais: INSS vai liberar pagamentos essa semana: Saiba quando você vai receber
Link para consulta dos precatórios INSS 2022 de cada TRF
TRF da 1ª Região: DF, MG, GO, TO, MT, BA, PI, MA, PA, AM, AC, RR, RO e AP -> Realize sua consulta aqui;
2ª Região: RJ e ES -> Realize sua consulta aqui;
3ª Região: SP e MS -> Realize sua consulta aqui;
4ª Região: RS, PR e SC -> Realize sua consulta aqui;
5ª Região: PE, CE, AL, SE, RN e PB -> Realize sua consulta aqui.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!