Abono extra de R$550,00 – VEJA AGORA quem tem direito de receber
O auxílio trata de um meio salário mínimo destinado para aqueles que pertencem ao BPC/LOAS mas conseguiram um emprego formal de carteira assinada.
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O BPC é um benefício assistencial para idosos com mais de 65 anos e para pessoas que possuem alguma deficiência de natura física, mental, intelectual ou sensorial.
Os mesmo recebem um valor correspondente de R$1.100,00.
Como forma de incentivar essas pessoas a terem um emprego formar, o Governo Federal desenvolveu o auxílio inclusão.
Após a conquista de um novo emprego, o beneficiário deixa de receber o BPC, e é incluído no novo benefício onde passará a receber R$550,00 ao invés de R$1.100,00 pagos no programa.
Contudo, caso o beneficiário perca o seu emprego, ele será reintegrado automaticamente para o BPC novamente, ou seja, sem necessidade de entrar com uma ação.
O auxílio inclusão está em vigor desde o dia 1° de outubro de 2021.
QUEM TEM DIREITO EM SOLICITAR O AUXÍLIO INCLUSÃO?
- Ser idoso com idade igual ou inferior a 65 anos; Ou
- Ser portador de alguma deficiência de natureza física, mental, intelectual ou sensorial independente da idade;
- Possuir renda de no máximo ¼ do salário mínimo (R$ 275 em 2021) por pessoa que integra o grupo familiar;
- Estar devidamente cadastrado no Cadúnico;
- Ser brasileiro nato;
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Ademais, além de estar enquadrado nas regras acima, o auxílio-inclusão exige mais alguns critérios para sua concessão. Veja a seguir:
- Possuir as informações cadastrais contidas no Cadúnico devidamente atualizadas;
- Receber ou ter recebido o BPC em algum momento nos últimos cinco anos, além de continuar atendendo aos requisitos do referido benefício;
- No novo emprego, a remuneração máxima permitida é de até dois salários mínimos (R$ 2.200 em 2021).
Como solicitar o auxílio-inclusão?
Quem atende aos requisitos exigidos, e deseja requerer o auxílio-inclusão deve estar com o CPF e os dados cadastrais do Cadúnico já atualizados. Assim sendo, o pedido pode ser realizado através do site ou aplicativo Meu INSS (Disponível para IOS e Android).
Outra opção, fora do meio online, é ligar na Central de Atendimento do INSS pelo número 135. Este contato é possível de segunda a sábado das 7h as 22h.
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