O empréstimo consignado do Auxílio Brasil já teve aprovação do Governo Federal. Apesar disso, ainda não há uma data definida para a liberação do pagamento para os beneficiários. Isso acontece, pois ainda não se chegou a um acordo sobre todas as regras dessa linha de crédito. Veja:
O Ministério da Economia havia divulgado uma previsão de liberação do empréstimo consignado do Auxílio Brasil para o mês de setembro. Contudo, isso acabou não ocorrendo, pois as regras dessa linha de crédito estão sendo contestadas pelos órgãos de proteção do direito do consumidor. Eles alegam que os valores cobrados são muito elevados e esse público pode sofrer com o endividamento.
Decreto aprovou o empréstimo consignado Auxílio Brasil
No mês de agosto, um decreto publicado no Diário Oficial da União aprovou o empréstimo consignado do Auxílio Brasil e o Ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, havia divulgado que os valores já poderiam ser contratados no mês de setembro. Mas, isso ainda não ocorreu e, de acordo com o andamento e negociações, nem deve ocorrer esse mês.
Leia mais: Como pegar o empréstimo do Auxílio Brasil? Confira os valores liberados
O que falta para a liberação é a publicação da normativa que libera que os bancos paguem o empréstimo consignado do Auxílio Brasil. Entretanto, ainda não foi possível publicar a normativa, pois o Ministério da Cidadania segue em tratativa com os órgãos para tentar chegar a uma decisão sobre as regras. O principal problema são as taxas de juros, pois é considerado elevado.
Taxa de juros do empréstimo do Auxílio Brasil é considerada elevada
O empréstimo consignado do Auxílio Brasil funciona da seguinte forma: os beneficiários podem usar até 40% para o pagamento das parcelas. Isso significa que podem usar até R$160 para pagar as parcelas. O parcelamento pode ser feito em até 24 vezes.
Já a taxa de juros gira em torno dos 4,98%. Ou seja, isso é mais que o dobro dos juros cobrados para os demais beneficiários. O valor chamou a atenção por ser muito alto. A justificativa é que esse benefício pode ser perdido muito facilmente e os bancos devem compensar o risco de inadimplência.
Leia mais: Empréstimo do Auxílio Brasil já está liberado? Confira valores e regras
Além disso, muitos bancos já demonstraram que não possuem o interesse em oferecer essa linha de crédito. Mas, as críticas atingiram um patamar amplo e os órgãos de defesa chegaram a assinar uma nota solicitando que as taxas de juros diminuam, pois o público, que já é vulnerável financeiramente, terá ainda mais riscos de endividamento.
Qual a previsão para liberar o empréstimo consignado do Auxílio Brasil?
A primeira previsão era liberar a linha de crédito em setembro, o que não se cumpriu. Agora, o Ministério da Cidadania está, através de reuniões, tentando um acordo com bancos e entidades que solicitam baixar a taxa de juros, para que, então, o empréstimo comece a ser liberado. Mas, a expectativa é que os valores comecem a ser pagos apenas depois do 1º turno das eleições.
Leia mais: Saiu regulamentação no diário oficial: Empréstimo Auxílio Brasil – Quando vai pagar?
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!