Novas mudanças dispensam a obrigatoriedade dos beneficiários fazerem a prova de vida do INSS em 2023. Entenda como deve funcionar o controle dos pagamentos:
Durante a gestão do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, a prova de vida passou por diversas modificações. Entre essas alterações, o procedimento, a partir de 2023, passou a ser feito de forma automática, gerando praticidade para os beneficiários.
A dúvida frequente dos beneficiários após as mudanças na prova de vida do INSS, está relacionada a como vai funcionar o procedimento. Isso porque, é através dele, comprovando a existência do segurado, que o órgão vai continuar fazendo os pagamentos mensais normalmente.
Continue acompanhando e entenda o novo método adotado para a prova de vida do INSS em 2023!
O que mudou na prova de vida do INSS?
A forma adotada antes da mudança, que entrou em vigor através do governo Bolsonaro, exigia que os beneficiários da Previdência Social, comparecessem à instituição que garantia os seus pagamentos, para comprovarem estarem vivos. E, assim, garantirem que os repasses dos seus salários de benefício, fossem feitos normalmente.
Leia em seguida: INSS Deve Pagar Devolução De Contribuições; Entenda
A partir de janeiro desse ano, a prova de vida do INSS, se tornou automática, por meio do cruzamento de dados das bases do governo federal. Nesse sentido, a mudança visou auxiliar aqueles beneficiários que possuem dificuldades para se locomover.
Lembrando que entres os meses de fevereiro e dezembro do ano passado, houve a suspensão do procedimento. Dessa forma, o Instituto, conseguiu adequar seus sistemas, adotando a prova de vida automática desde janeiro desse ano.
Leia em seguida: Confira Quais Benefícios Você Pode Conseguir Com O INSS; Veja A Lista
Como vai funcionar a prova de vida do INSS em 2023?
A prova de vida do INSS agora é feita automaticamente pelo próprio órgão. Para isso, são usados os dados de cada beneficiário que constem nas bases do governo. Nesse sentido, existem atos adotados que vão contar para o procedimento e garantir que os salários continuem sendo creditados. Veja:
Leia em seguida: Saiba Como Você Pode Receber Até 60 Salários Mínimos Do INSS; Confira Passo A Passo
- Atualização do CadÚnico;
- atendimento presencial em uma agência do INSS;
- acesso ao Aplicativo Meu INSS;
- recadastramento ou cadastramento em órgãos de segurança pública, ou de trânsito;
- contratação de empréstimo consignado;
- vacinação;
- votação nas eleições.
Desse modo, os beneficiários não precisam mais se preocupar em fazer a prova de vida do INSS, ficando a responsabilidade para o próprio órgão. Mas caso não sejam localizados atos praticados pelos beneficiários, o mesmo vai receber uma notificação, sobre a necessidade de fazer. Devendo o órgão buscar meios que evitem o seu deslocamento para fazer o procedimento.
Leia em seguida: Veja Agora: O Que É CNIS E Como Você Pode Usá-Lo?; Confira
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também: 14 SALÁRIO Surpresa + 13 SALÁRIO ANTECIPADO
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!