O governo federal acaba de anunciar novas estatísticas do salário mínimo que podem impactar os rendimentos dos aposentados do INSS! Confira agora todas as informações:
Leia mais: BPC/LOAS: pagamentos mensais com auxílio? Confira
De acordo com a constituição federal, o governo deve fazer um reajuste anual e obrigatório do salário mínimo. Então, dessa forma, o brasileiro está sempre sujeito a reajustes mantendo seu poder de compra, como por exemplo o preço de um produto.
A taxa de inflação do país é utilizada como base pelo governo federal e é medida pelo INPC.
O INPC é calculado com base no preço dos produtos e serviços que é consumido pelas famílias que ganham um salário mínimo.
De acordo com a Constituição, o salário mínimo deve ser ajustado pelo menos pela inflação. Além disso, o INSS deve pagar o valor padrão mínimo nacional ao segurado, para que sua renda também seja de acordo com a inflação.
Assim, de acordo com o reajuste do salário mínimo em 2023, o segurado atualmente recebe o padrão nacional de salário mínimo. Dessa forma terão esta mesma proporção de reajuste no pagamento de seus benefícios concedidos pelo INSS.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS sobre salário mínimo do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
O INPC, publicado mensalmente, para que todos os meses tenhamos uma ideia de quanto poderá ser o reajuste do salário mínimo para o próximo ano, de acordo com a última previsão, o índice está atualmente em 8,89%, aumentando assim o salário mínimo atual em 107,74 reais.
Portanto, a previsão total para o resultado nacional para 2023 é de 1.319,74 reais.
Essa seria uma das maiores mudanças no salário nos últimos anos. Este ano está apenas na metade, e a previsão é muito alta em relação aos anos anteriores.
Vale ressaltar que esse reajuste é uma previsão atual, e o reajuste de 2023 não será confirmado até o índice de dezembro, portanto, a projeção do salário poderá ser revisada ainda mais para cima nos próximos meses.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM DO BLOG!