Desde 2020, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passaram a receber o 13º salário nos primeiros meses do ano. Essa antecipação foi uma medida adotada pelo governo federal para beneficiar o grupo de risco para a Covid-19. Contudo, surgem dúvidas se a prática será mantida em 2024. Saiba mais a seguir!
Antecipação do 13º em 2024 para Aposentados e Pensionistas
Em meio a debates entre os aposentados, a expectativa é que a antecipação ocorra novamente em 2024. Mas, apesar do alívio financeiro imediato, alguns aposentados consideram desvantajoso receber o 13º salário quando ainda não enfrentam despesas típicas de fim de ano.
Leia mais: Reajuste do Salário abaixo da inflação decepciona Aposentados – Veja
Qual o período de pagamento?
Caso a antecipação se confirme, os pagamentos ocorrerão entre maio e junho de 2024. Todavia, o depósito é de acordo com o valor do benefício e o número final deste. Portanto, a primeira parcela para quem recebe um salário mínimo será em maio, enquanto a segunda, em junho. Quem ganha acima do mínimo segue um calendário similar.
A antecipação não afeta o Orçamento da União, pois o 13º salário já está previsto na folha de pagamento.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Quem tem direito ao 13º salário?
Os beneficiários que têm direito ao 13º salário são: quem recebe auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio-reclusão.
Leia mais: Calendário Abono Salarial 2024 – Veja quando sacar
Essa parcela extra costuma representar um reforço financeiro significativo para essas categorias. Isso porque, contribui para a estabilidade econômica dos Aposentados e Pensionistas do INSS.
Leia mais: ÓTIMA NOTÍCIA: Governo libera BOLADA PARA SAQUE – Veja lista de quem pode sacar
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!