Você sabia que aposentados do INSS podem receber aumento de 25% na aposentadoria? Isso mesmo, saiba se você também tem direito de solicitar e muito mais:
Aumento de 25% na aposentadoria do INSS
Muitos beneficiários do INSS possuem direito de pedir um adicional de 25% do valor da aposentadoria. Esse adicional pode, até, ultrapassar o teto do INSS (maior valor pago pelo instituto), que atualmente é de R$7.087,22, ou seja, se você recebe o teto, por exemplo, pode ganhar até R$8.859,02 caso venha ter direito ao adicional.
Leia também: Salário dos aposentados a partir de 2023 divulgado: VEJA o VALOR
Quem tem direito?
O adicional de 25% é viável apenas para quem recebe aposentadoria por invalidez que precise de ajuda de terceiros para as atividades básicas do dia a dia, como, por exemplo, tomar banho e se alimentar. A Lei, antes de mais nada, entende que os 25% a mais na aposentadoria servem para que o aposentado consiga pagar por um cuidador ou acompanhante que o ajude nas atividades diárias.
Por um curto período, até o ano passado, todos os aposentados que precisasse de ajuda de terceiros tinha direito em receber o adicional de 25% perante ao benefício.
Leia mais: Justiça confirma pagamento de uma grana extra para aposentados! Consulte
O adicional foi estendido a todos os aposentados que precisassem de um acompanhante depois de uma decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) em 2019.
Contudo, passado dois anos, em 2021, o STF decidiu que o adicional poderia apenas ser concedido aos beneficiários previstos por lei, ou seja, os aposentados por invalidez que comprovem a necessidade de ajuda de outras pessoas.
Em quais casos pode solicitar o adicional?
É importante ressaltar que não basta apenas ser aposentado por invalidez, o INSS determina sobretudo que o adicional seja pago aos beneficiários que apresentem alguma das seguintes condições: cegueira total, perda de nove ou mais dedos das mãos, paralisia dos dois braços ou pernas, perda das pernas, quando a prótese for impossível, perda de uma das mãos e de dois pés, ainda que a prótese seja possível, perda de um braço e uma perna, quando a prótese for impossível, alteração das faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social, ou seja, dificuldade em organizar o pensamento, o raciocínio e a tomada de decisões para fazer as atividades de vida diária e sociais sozinho, doença que deixe a pessoa acamada, incapacidade permanente para as atividades da vida diária.
Ler mais: URGENTE: Como incluir contribuições e ganhar valor máximo do INSS; Veja agora
Como solicitar o benefício?
O aposentado pode solicitar por meio do site ou aplicativo do MEU INSS, ou até mesmo pela central de atendimento 135. O primeiro passo é pedir o adicional pelo MEU INSS, em “Novo Pedido”, digite o nome do serviço/benefício que você deseja e avance seguindo as instruções.
No dia da perícia, deve-se levar os documentos de identificação e os laudos médicos e exames.
Confira também;
Dica bônus:
Portanto, receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!