Neste ano de 2022, aposentados e pensionistas do INSS passaram a contar com a plataforma digital do governo para usar os serviços do INSS. Nesse sentido, a plataforma Gov.br criou um perfil de usuário voltado para aposentados ou para quem está próximo da aposentadoria.
Nesse sentido, neste artigo, vamos te contar como essa plataforma funciona, veja!
Do que se trata a plataforma digital do governo INSS?
Neste ano de 2022, aposentados e pensionistas do governo federal e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), poderão usar a plataforma Gov.br. Nesse sentido, foi criado um perfil de usuário voltado para aposentados ou para quem está próximo da aposentadoria.
De acordo com o secretário do Governo Digital, Fernando Coelho Mitkiewicz “Essa é mais uma solução personalizada do Gov.br para auxiliar os aposentados a terem acesso facilitado a serviços digitais na palma da mão”.
E além isso, destaca “Estamos aprimorando cada vez mais a experiência do usuário do Gov.br, disponibilizando os serviços personalizados para cada momento da sua vida e deixando a navegação cada vez mais intuitiva.”
Em resumo, o novo perfil reúne, em um só lugar, todos os serviços e informações direcionados para esse público, para ajudar essas pessoas a encontrarem o que procuram!
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E como funciona a plataforma digital INSS?
Então, o novo perfil para aposentados na plataforma digital é constituído de oito momentos de vida, começando por “Preparando a documentação”. Neste, você encontra os principais serviços que podem auxiliar os documentos necessários para a aposentadoria.
E além disso, entre os exemplos de serviços estão solicitar a certidão ou revisão de tempo de contribuição e emitir extrato de contribuição do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). No entanto, no momento “Vida de Aposentado“, você encontra serviços destinados à gestão de dados cadastrais.
Em se tratando do momento “Aposentado no exterior”, você encontra o caminho para acessar serviços como atualização de dados e solicitação de revisões de benefícios.
De acordo com o secretário de Modernização da Administração Federal da Secretaria Especial de Modernização do Estado, Leonardo Selhorst “A apresentação de perfis na plataforma facilita a identificação dos usuários com o seu próprio momento de vida, tornando a comunicação de serviços mais instantânea, intuitiva e de fácil navegação.”
Dessa forma, a plataforma, que reúne atualmente 4.900 serviços públicos e tem mais de 134 milhões de usuários, e já conta com cinco perfis: Aposentado, Empreendedor, Trabalhador, Estudante e Motorista. Ao longo do ano, serão adicionados novos perfis.
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