A inflação está aumentando devido aos aumentos de preços que estão causando turbulência na economia brasileira. Então, para conter esse problema, haverá um novo salário mínimo acima da inflação! E também vai mudar os salários do INSS com isso. Além disso, o STF liberou a revisão da vida toda aos aposentados, então podem aumentar o salário também por este recurso! Saiba mais a seguir!
Como vai mudar o novo salário mínimo?
O aumento do salário mínimo não afetará apenas os funcionários. Isso afeta também os salários das seguradoras do INSS, como aposentados e pensionistas.
Leia em seguida: Auxílio Brasil: Fez Empréstimo E Perdeu O Benefício? Saiba O Que Acontece
As mudanças também vão alterar os valores do seguro Desemprego, PIS / Pasep, Abono Pagamento e Benefício de Prestação continuada (BPC) e CadÚnico (cadastro de programas sociais mistos do governo federal).
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
O seguro-desemprego deve respeitar o salário mínimo vigente. O adicional salarial, por sua vez, pode chegar a um salário mínimo para os empregados que trabalharam até o ano-base do PIS / Pasep – os que trabalharam menos passam a ser proporcionais aos meses trabalhados.
Leia em seguida: Auxílio-Gás Vai Acabar? Saiba O Que Vai Acontecer Em 2023
Por outro lado, o BPC se move em duas direções. Para a participação no programa aplicam-se critérios de rendimentos e valores correspondentes ao nível nacional.
Qual será o novo salário mínimo?
Na semana passada, o governo fixou um salário mínimo de 1.302 reais para 2023, valor que considera apenas a evolução da inflação neste ano.
Leia em seguida: Pente Fino Do INSS É Anunciado: Confira Quem Será Prejudicado
Enquanto isso, a equipe do presidente Lula quer a aprovação do salário mínimo de 1.320 reais na câmara e como os salários do INSS são baseados no salário mínimo, eles também vão aumentar!
E quanto ao segundo aumento possível de salário dos aposentados?
O STF (Supremo Tribunal Federal) permitiu a revisão da vida toda dos aposentados do INSS (instituto Nacional do seguro Social). Essa mudança permite que os aposentados usem o salário total para calcular o valor da pensão, daí o “INSS atrasado”. Não só os pagamentos após julho de 1994, como antes. Veja abaixo para mais informações.
Leia em seguida: Saiba Como Diminuir O Valor Da Casa Própria Usando O FGTS
Sendo assim, quem se aposentou com os direitos adquiridos em virtude das regras anteriores também pode ter o direito de revisão. No entanto, deve ser requerida no prazo de 10 anos a contar do mês seguinte ao primeiro mês de pagamento da pensão.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS. Então clique no link e saiba mais.
Confira também;
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!