O Aplicativo do Meu INSS, o principal canal digital para os beneficiários, teve uma atualização na segunda-feira, dia 22 de agosto. Agora, o APP Meu INSS está ofertando mais serviços para os segurados que realizam a sua utilização, além de alterar alguns itens no menu. Confira:
O App Meu INSS oferece a vantagem de o segurado ou beneficiário do INSS realizar a consulta de seus benefícios, solicitar serviços e muito mais opções sem sair de casa, basta baixar o app no celular, disponível para Android e iOS. Dessa forma, o segurado não precisa enfrentar filas. Uma boa para a Previdência, que não sofre com a sobrecarga de atendimentos a serem realizados, e para o segurado, que não precisa abrir mão de seu conforto.
Agora, a alteração no menu de serviços busca facilitar a vida dos segurados e incrementar o que é oferecido aos cidadãos. Confira tudo o que mudou e os novos serviços:
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Quais as mudanças do APP Meu INSS?
Atualmente, o Meu INSS conta com mais de 100 serviços para os segurados e beneficiários do Instituto. Uma das mudanças foi nas atualizações cadastrais, que antes eram realizadas em espaços diferentes da plataforma e agora foram unificadas em “Atualizar Cadastro e/ou Benefício”, independente de o segurado receber benefício ou não.
Confira os novos serviços disponibilizados no APP Meu INSS:
Atualizar procurador ou representante legal
Os beneficiários poderão incluir representante, procurador, tutor, administrador provisório. Além disso, também é possível remover e renovar.
Os procuradores, representantes, etc, são aquelas pessoas responsáveis por cuidar do recebimento do benefício do titular menor de idade ou incapaz de responder por si só.
Atualizar Vínculos e Remunerações e Código de Pagamento
O código de pagamento é o número que identifica um tipo de contribuição que o segurado realizou. Esse novo serviço permite atualizar caso tenha sido usado um código de contribuição incorreto. Também serve para acerto de vínculo e remuneração.
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Atualizar dados do Imposto de Renda
Este serviço permite pedir a retificação de dados ou valores do benefício no no Informe de Rendimentos emitido pelo INSS para declaração anual do IR. O novo serviço também permite incluir ou excluir dependentes para fins de dedução de IR no benefício e atualizar o tipo de tributação para “exterior” em caso de saída definitiva do segurado do país.
Solicitar Exclusão e Reativação de Empréstimo Consignado Judicial
Esse novo serviço servirá para cumprir determinação judicial para exclusão ou reativação da consignação do empréstimo consignado.
Solicitar Emissão de Pagamento não Recebido
Caso o beneficiário não tenha recebido algum valor, poderá solicitar a emissão desse pagamento. Além disso, pode usar esse serviço para reativação do benefício suspenso ou cessado.
Solicitar Desistência, Encerramento e Renúncia de Benefício
Poderá ser utilizado nos casos de desistência do benefício, encerramento em caso de óbito do titular ou encerramento de pensão por morte ou auxílio-reclusão.
Todos esses novos serviços implementados estão disponíveis no campo “Novo pedido” no APP Meu INSS. De acordo com o INSS, pode ocorrer algumas falhas no início da implementação.
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Como se cadastrar no APP MEU INSS?
Para se cadastrar, primeiramente acesse o site MEU INSS ou o aplicativo. A plataforma vai solicitar o nome completo, CPF, data de nascimento, também vai solicitar a validação “Não sou robô”. As informações complementares são número do celular, nome da mãe, e-mail.
Em seguida, é só escolher uma senha que você vai se recordar. A plataforma MEU INSS também solicita a autorização para compartilhamento de dados com o gov.br e pede validação do e-mail ou número do celular. Em seguida ao cadastramento, é só escolher o serviço que deseja acessar.
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