Devido as consequências da pandemia o país está passando por uma crise econômica. N qual o valor da inflação só tem aumentado, logo o poder de compra. Desse modo, o pode de compra da população está diminuindo.
Ocorre que o fato de o poder de compra menor e o valor dos produtos e serviços cada vez maiores aumenta o número de dividas feitas pela população.
De acordo com dados o endividamento das famílias chegou a 53,1% em julho.
No entanto, no final do ano, é uma boa oportunidade para negociar dívidas e começar o novo ano com as contas em dia. Desse modo, aprenda como negociar suas dividas e iniciar 2023 com o nome limpo.
Por que negociar dívidas?
A negociação de dívidas é uma oportunidade de pessoas inadimplentes colocarem suas contas em dia e limpar seu nome.
Leia Mais: Lula propõe nova PEC que determina qual será o valor do Auxílio Brasil 2023; Confira
Portanto, com o nome limpo será mais fácil adquirir cartão de crédito, conseguir liberação de crédito, entre outras facilidades.
Desse modo, para o consumidor manter o nome limpo no mercado é bastante importante, já que nunca se sabe quando será necessário adquirir um financiamento para comprar o carro dos sonhos.
Ocorre que as instituições financeiras analisam qual a relação do cliente no mercado e quando o nome está sujo é mais difícil conseguir qualquer tipo de linha de crédito. Ademais, os juros para quem está com o nome sujo será maior para quem está em dia com suas contas.
Sendo assim, manter as contas em dia e o nome limpo garante melhores condições de encargos financeiros na hora de adquirir empréstimos.
Como é feita a negociação de dívida?
Para negociar suas dívidas será necessário listar cada uma das dívidas que possui e verificar o valor de cada uma. No caso, de o número de dívidas for maior que um, você poderá utilizar o critério de qual é sua prioridade e verificar quanto de dinheiro tem disponível para oferecer a instituição financeira e negociar seus contratos.
Leia Mais: Deputados aprovam fim de desconto de até 16% de servidores aposentados de São Paulo
Dessa forma, quem tem um valor reservado poderá ofertar a instituição financeira o pagamento de “X” valor para quitar a dívida da vista. Sendo assim, será possível que a instituição financeira ofereça melhores condições e um desconto para que você liquide a divida.
Porém, outra opção é negociar a dívida de uma forma que o pagamento será feito de forma parcelada. Sendo que o valor para quitar o contrato poderá ser negociado entre você e a instituição financeira. De forma, que você consiga escolher a quantidade de parcelas e o valor que é possível fazer o pagamento sem se enrolar novamente.
Portanto, é importante que você tenha em mente o valor que pode poderá comprometer de sua renda para fazer o pagamento de sua dívida.
Com quem posso negociar?
O site do Serasa online oferece a opção de negociação de forma completamente online. Além disso, você poderá procurar o credor diretamente para fazer a negociação.
É importante lembrar que existem férias de negociação de dívidas, algumas instituições financeiras também oferecem um canal especifico para negociação e possuem suas próprias promoções e condições para negociar as dividas.
Veja algumas dicas para negociar suas dívidas
Como mencionado anteriormente é necessário saber quais as dívidas você possui e qual o valor das mesmas e suas condições.
Leia Mais: INSS paga 25% de aumento para aposentados; saiba se você tem direito
É importante prioriza o pagamento de dívidas com as maiores taxa de juros. Desse modo, você poderá entrar no site do Serasa e consultar seu CPF e ir até a opção “acompanhe suas dividas” e depois escolher a opção “ver oferta”.
Ocorre que pelo site do serasa você poderá saber sobres suas dívidas e quais condições o credor está oferecendo para você poder quitar o pagamento.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o APOSENTADORIA. Clique no link e saiba mais:
É possível aumentar o valor da minha aposentadoria?
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.