O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) conta com cerca de 36 milhões de beneficiários atualmente. Desse total, cerca de 60% recebe apenas um salário mínimo (R$1212) da Autarquia. Dessa forma, o valor acaba não sendo suficiente para subsidiar todos os gastos que esses beneficiários possuem. Confira como aumentar o valor de sua aposentadoria
Mesmo após receber a aposentadoria do INSS, os beneficiários podem tentar aumentar o seu salário mensal, caso estejam insatisfeitos com os valores que recebem do Instituto. Existem algumas maneiras para tentar ganhar mais e aproveitar melhor a vida nesse período. Veja.
Leia mais: INSS inicia pagamento dos segurados com NB final 6
Reconhecer todos os trabalhos
O reconhecimento dos trabalhos inclui aqueles formais e informais. Sendo assim, todos vão contar para a aposentadoria. Verifique se todos os trabalhos formais estão no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais).
Os trabalhos informais não estarão no CNIS, dessa forma, você precisará comprovar ao INSS esse período, para contar para a aposentadoria. Essa comprovação pode ser por declaração, dentre outras formas. Esse pedido de reconhecimento pode ser pela Justiça do Trabalho.
Leia mais: Saiu as DATAS do Pagamento EXTRA liberado pelo INSS para os aposentados; Confira calendário
Revisão de ação trabalhista
Os beneficiários que ganharam alguma ação trabalhista de reconhecimento de vínculo de trabalho também podem solicitar a inclusão no cálculo da aposentadoria. Quem não ingressou com a ação trabalhista no prazo de dois anos após a rescisão do contrato de trabalho poderá solicitar a revisão desde que possa comprovar que não houve a inclusão desses valores na aposentadoria.
Comprovar atividades periculosas ou insalubres
Os beneficiários que trabalharam em atividades consideradas periculosas ou insalubres possuem algumas condições especiais de aposentadoria. O período no qual exerceram essas atividades poderá diminuir o tempo para a aposentadoria e até aumentar o valor do benefício recebido.
Leia mais: INSS VAI PAGAR ABONO EXTRA para os APOSENTADOS na FOLHA DE PAGAMENTO; Veja agora quem vai receber
Descartar as piores contribuições
Alguns beneficiários descartam as piores contribuições para que a média fique mais alta e, assim, recebam uma aposentadoria maior. Nesse sentido, realize os cálculos para analisar se é uma boa alternativa para você.
Revisão da vida toda INSS
Está em julgamento no STF a Revisão da Vida Toda do INSS. Essa revisão consiste em uma análise das contribuições feitas pelos beneficiários. Acontece que, a partir de 1999, o INSS desconsiderou as contribuições feitas a partir de julho de 1994.
Sendo assim, quem tinha altas contribuições nesse período acabou sendo prejudicado. Então, caso houver a aprovação no STF, os beneficiários poderão solicitar essa revisão de forma judicial. Mas, tenha atenção, isso só será vantajoso caso as contribuições no período citado sejam altas.
Leia mais: RECEBA HOJE o 14° salario na conta R$1.212,00: Benefício JOÃO FINANCEIRA + Novo saque LIBERADO
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.