A Finança pessoal é uma prática muito importante para a vida de qualquer pessoa. Afinal, ela nos protege de dívidas, ajuda a controlar o orçamento do mês, guardar dinheiro e conquistar os seus objetivos.
Sem ela, você acaba gastando seu dinheiro e seu tempo com contas atrasadas constantemente, o que acaba dificultando a conquista dos seus sonhos.
Alguns sonhos exigem muito planejamento e controle financeiro, como a compra de um imóvel próprio ou a conclusão de um curso superior por exemplo.
Leia em seguida: Os 4 melhores investimentos para 2022!
Qual a importância das finanças pessoais?
Diferente do que muitos pensam, as finanças pessoais não está ligada apenas a cortar gastos e a reduzir as despesas. Ela está, principalmente, relacionada a entender as melhores ações que devem ser tomadas para consegui chegar com segurança na vida pessoal desejada.
Desse modo a importância dessa modalidade é oferecer planos para que uma pessoa decida melhor o que fazer com seu dinheiro. Ou seja, ao invés de gastar todo o dinheiro seu dinheiro em tênis de marca, por exemplo, aplicá-lo também em diversas áreas da sua vida como viagem ou até mesmo guardar dinheiro para comprar a casa própria é uma boa ideia.
Pode se dizer que pessoas com as finanças pessoais em dia tem mais consciência quando a questão é orçamento pessoal e por isso, conseguem viver com menos preocupações financeiras. Até porque ninguém gosta de ficar endividado e passar o mês inteiro se preocupando em como vai pagalas.
Os princípios das finanças pessoais
O primeiro passo para o sucesso nas finanças pessoais é mudar sua relação com o dinheiro. Por conta dos constantes estímulos do marketing e da publicidade, é comum acreditar que o dinheiro serve apenas ao consumo desenfreado, porém não é assim que funciona.
Você deve enxergar o seu capital como uma algo para o alcançar um patrimônio sólido. Dá para conquistar isso por investimentos e bens que não desvalorizam tanto, como por exemplo imóveis.
Dinheiro pode trazer estabilidade
Tirando em casos que você viva em situação de vulnerabilidade social, se você sempre tem problemas financeiros, eles provavelmente estão surgindo por causa da falta de planejamento. Até porque, se você analisar os seus gastos, você irá encontrará despesas para diminuir ou cortar.
É importante lembrar que não estamos falando em ao lazer, cultura ou coisas que você gosta. Isso porque, do jeito certo, eles são investimentos para manter a sua qualidade de vida.
Estamos falando daquela roupa que você comprou no impulso ou daquele item sorvete de R$ 20,00.
Esse dinheiro poderia estar sendo usado para que você não passe sufoco ao pagar os boletos, por exemplo, ou ficar zerado diante de um imprevisto.
Gostou das dicas? Então:
Receba então nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
ENTÃO CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!
EM SEGUIDA CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
DICA EXTRA: Tenha todas as informações sobre Finanças pessoais de forma rápida e sem precisar ler as notícias: clique aqui e se inscreva ou então se preferir, assista!
VEJA TAMBÉM
Idosos declaram o imposto de renda?
Grana extra liberada nesse mês de maio para os aposentados
Seguro de vida: Você sabe quanto custa?
AUXÍLIO DOENÇA INSS! VEJA TUDO SOBRE!