Senado já pode analisar MP que amplia margem do consignado do INSS. Confira todos os detalhes.
Aumento de margem do consignado aprovado! A Medida Provisória 1106 aumenta a margem do empréstimo consignado para 40% aos aposentados, pensionistas, servidores públicos e outros grupos.
Leia mais: URGENTE! INSS PODE CANCELAR SEU BENEFÍCIO!
Em todos os casos, o aumento de 5% será reservado para operações via cartão de crédito consignado, ficando 35% para empréstimo.
Quando aprovado o aumento de margem, isso quer dizer que a dívida não recai sobre a União. Afinal, esse tipo de crédito é aquele em que as parcelas são descontadas automaticamente no pagamento.
Entenda todas as mudanças!
Ative agora as notificações do Blog da João Financeira, assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre o INSS. Garanta ficar por dentro de todos os seus direitos!
Outras mudanças
O texto da MP 1106 inclui que o desconto do crédito consignado pode reincidir sobre as verbas rescisórias do empregador. Entretanto, isso deve estar no contrato de empréstimo ou do cartão de crédito consignado.
Além disso, a medida provisória prevê o ressarcimento de valores que foram creditados indevidamente a alguém já falecido. Bem como os descontos feitos no benefício de alguém que já foi a óbito. Mas essa regra não se aplica a valores relativos ao Auxílio Brasil.
Também será incluso o direito de fazer empréstimo consignado as categorias:
- Militares das Forças Armadas;
- Militares dos Estados e Distrito Federal;
- Militares da inatividade remunerada;
- Servidores públicos de qualquer ente da Federação;
- Servidores públicos inativos;
- Empregados públicos da administração direta, autárquica e fundacional de qualquer ente da Federação;
- Pensionistas de servidores e militares.
Além disso, foi enviada uma emenda solicitando que a margem passe a 45%. Dessa forma, os 5% adicionais fica destinado a um novo cartão para os aposentados. A proposta é de que esse cartão seja de uso exclusivo em farmácias, planos de saúdes e afins.
Também foi acatada e enviada para votação a proposta de João Adolfo de Souza. Portanto, entra em votação no Senado a emenda que prevê o fim das 9 linhas de empréstimo consignado. Dessa forma, os aposentados não ficaram limitados a um número de crédito e sim apenas à margem disponível.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Auxílio Brasil
De acordo com a presidente da Federação da Associação de Aposentados do Estado do Rio de Janeiro, quem recebe o Auxílio Brasil são pessoas em situação de extrema pobreza. Portanto, se puderem pegar o crédito consignado, terão a sua renda, que já é baixa, menor ainda.
Quem recebe o Auxílio Brasil pode usar até 35% em empréstimo consignado e 5% para transações em cartão de crédito. Sendo assim, suas parcelas não devem ultrapassar 40% do valor total do benefício.
No entanto, vale ressaltar que a MP 1106 tem prazo até dia 15 de julho. Ou seja, precisa ser votada pelo Senado Federal. Aprovada por ele, segue para o presidente Jair Bolsonaro.
Leia mais: Empréstimos do Auxílio Brasil tem valores divulgados pelos bancos; Confira
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM DO BLOG!