O INSS anunciou uma medida que traz mais transparência e facilidade para os segurados e beneficiários. A partir de 12 de outubro, será possível consultar as taxas de juros e encargos cobrados por instituições financeiras na plataforma Meu INSS.
Assim, a novidade permite que aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios tenham acesso às informações necessárias para escolher a opção mais vantajosa antes de contratar empréstimos consignados, cartões de crédito consignados e cartões consignados de benefício.
Taxas de juros no Meu INSS
Em resumo, o aplicativo ou site Meu INSS, os segurados podem acessar as informações sobre as taxas de juros das instituições financeiras. Assim, basta selecionar o serviço “extrato de empréstimos” e em seguida a opção “instituições e taxas”.
Leia mais: IMPERDÍVEL: Empréstimo BPC/LOAS com Consignado: Veja a Data de Liberação! – Saiba Mais
Além disso, estarão disponíveis as taxas de juros mensal e anual, o Custo Efetivo Total (CET) mensal e anual, o valor pago a título de dívida do cliente quando a operação for de portabilidade ou refinanciamento, o valor do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) incidente sobre a operação, além de outras informações relevantes.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS de Última Hora pelo WhatsApp
Como o Meu INSS pode auxiliar na contratação do empréstimo consignado?
Em suma, apesar da redução dos juros e do acesso às taxas disponíveis na plataforma Meu INSS, é fundamental adotar alguns cuidados antes de contratar um empréstimo consignado. Desse modo, o objetivo é evitar o endividamento excessivo e garantir uma escolha consciente.
Os aposentados e pensionistas do INSS podem seguir algumas dicas:
- Avalie sua situação financeira;
- Reduza os gastos;
- Escolha o prazo adequado;
- Pesquise sobre a instituição financeira;
- Leia o contrato com atenção;
- Evite pagar antecipadamente;
- Desconfie de ofertas muito baixas.
Portanto, a disponibilização das taxas de juros dos bancos na plataforma Meu INSS é uma medida importante para facilitar a vida dos segurados e beneficiários.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!