Novidade no atendimento do INSS! Agora os segurados podem contar com atendimento presencial do INSS. Confira mais informações.
Aos poucos o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está retomando o atendimento presencial a todos seus segurados e aqueles que estão no processo de concessão. Após um longo período de restrições, agora no dia 14 de março as agências estão voltando a atender o público agendado por todo o Brasil. No entanto, os atendimentos sem agendamento, ou seja, espontâneos, só voltam em abril.
Leia mais: GRANDE VITÓRIA! 14º salário LIBERAÇÃO está mais próxima
Logo no início do mês, quarta-feira (2), o governo publicou no Diário Oficial da União (DOU) uma portaria contendo as regras e protocolos para esse novo retorno. Nesse contexto, além das atividades presenciais que ainda estava na ativa, como perícias médicas, os segurados terão acesso a todos os serviços através do meio digital de atendimento do INSS.
Confira como vai funcionar o atendimento presencial do INSS!
Atendimento presencial do INSS
O contribuinte pode realizar o agendamento através do site, pelo aplicativo Meu INSS ou ainda no canal telefônico 135. No entanto, casos em que o cidadão não tem acesso à internet ou ao telefone, o agendamento pode ser feito diretamente nas agências. Caso prefira o atendimento eletrônico, o cidadão continua tendo à disposição cerca de 91 serviços de forma digital.
Assim, muitos serviços não têm mais a necessidade de atendimento físico com o pessoal do INSS. Vale lembrar que o atendimento sem agendamento, conhecido também como espontâneo, está reservado apenas para esclarecimento de dúvidas e agendamento de serviços. Ou seja, ele será disponibilizado para aquelas pessoas que não conseguiram acessar os serviços digitais do INSS, por falta de internet ou telefone, como dito anteriormente.
Essa etapa dos atendimentos espontâneos deve começar apenas em abril, depois que o órgão tiver mapeado e estruturado as agências com capacidade de receber o público sem agendamento. Nesse sentido, para acessar o serviço presencial, o usuário deverá apresentar documento de identidade com foto, se tiver mais de 16 anos, ou a certidão de nascimento, se tiver menos.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
“Estamos reestruturando o nosso atendimento. A partir de agora, todos os serviços prestados pelo INSS já estão disponíveis para agendamento prévio pelo segurado. A partir de abril, as agências do INSS voltarão a atender a demanda espontânea. E quem deverá ser atendido na demanda espontânea? O cidadão que não tem acesso ao Meu INSS e também tem dificuldade de ligar para o 135. Aquele que não tem acesso e tem dificuldade, pode procurar uma agência da Previdência”, explicou o Presidente do INSS, José Carlos Oliveira.
Nova prova de vida do INSS
Para aqueles que não sabem, a antiga suspensão dos atendimentos presenciais foi necessária por causa das medidas sanitárias de combate à pandemia. Ou seja, no momento de alta das infecções e mortes, não havia condições de aglomerar os segurados.
Sendo assim, o INSS apresentou recentemente uma nova portaria que regulamenta as novas regras da prova de vida do instituto que agora será totalmente digital. De acordo com as informações oficiais, o governo vai utilizar um sistema de cruzamento de dados para verificar a vida dos segurados. Nesse contexto, não é necessário ir até a agência para comprovar a vida.
Dica bônus:
Ative agora as notificações do Blog da João Financeira, assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre o INSS.
Garanta ficar por dentro de todos os seus direitos!
Leia mais: Aposentados do INSS precisam declarar o imposto de renda
Gostou das informações? Compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações: