Muito tem se falado na Revisão da Vida Toda, uma nova alternativa para que aposentados e pensionistas do INSS aumentem o valor mensal de seus benefícios. Mas quando é benéfico solicitar a revisão, evitando que a mesa possa até REDUZIR seu benefício mensal pelo INSS?
É isso que vamos ver hoje, confira aqui:
- Como funciona a Revisão da Vida Toda?
- Como saber se é benéfico solicitar a revisão?
- Quanto pode aumentar minha aposentadoria?
Como funciona a Revisão da Vida Toda?
Muito tem sido noticiado sobre a revisão da vida toda, mas muitos ainda não sabem como esta funciona. O procedimento, aprovado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 01/12 de 2022, permite que novos valores sejam inclusos no cálculo médio da aposentadoria.
Mais especificamente os valores referentes a contribuições anteriores ao ano de 1994, quando houve a implementação do Real como moeda oficial brasileira.
Leia em seguida: Aprenda o passo a passo para declarar sua aposentadoria do IR em 2023
Atualmente estes valores não são levados em conta no cálculo das aposentadorias e pensões, de modo que em alguns casos sua inclusão pode resultar em um aumento considerável.
Para ter direito à revisão é necessário estar aposentado por no máximo 10 anos e ter recebido sua aposentadoria antes da Reforma da Previdência, em 2019.
Leia em seguida: Vale a pena solicita a Revisão da Vida Toda? confira
Mas como saber se devo solicitar a Revisão da Vida Toda? A dúvida nasce do fato de que, caso a inclusão destes novos valores resulte em uma aposentadoria menor, a revisão pode ativamente reduzir seu pagamento mensal.
Veja abaixo como evitar isso!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como saber se é benéfico solicitar a revisão?
Para saber se a revisão da vida toda é benéfica, deve-se realizar o novo cálculo da média de aposentadorias para saber se a inclusão dos novos valores resulta em um montante maior.
Leia em seguida: Saiu agora: 1ª parcela do 13º salário já tem dados confirmados; confira
Para isso recomenda-se utilizar uma calculadora de aposentadoria, disponível gratuitamente na internet, ou buscar um advogado especializado em direito previdenciário para averiguar os benefícios da solicitação.
Qual o aumento promovido pela Revisão da Vida Toda?
O novo valor da sua aposentadoria depende somente das contribuições recém incluídas pela revisão. Dessa forma, quem tinha salários mais altos antes de 1994 ou contribuiu pouco após o mesmo ano, pode receber aumentos realmente significativos.
Leia em seguida: Você tem mais de 60 anos? Saiba como liberar esses 4 benefícios imperdíveis!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também!
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!