Você notou algo diferente na folha de pagamento do INSS? O valor que os beneficiários recebem passam por um processamento mensal. Portanto, esse procedimento define o pagamento que eles vão receber.
Algumas novidades apareceram na folha de pagamento, deixando os segurados confusos. Por isso, entenda quais são elas.
Entenda o que é a folha de pagamento do INSS
Quando você ouvir o termo folha de pagamento do INSS, significa que é o valor que o segurado irá receber. Ela é composta pelas informações:

- Valor total do benefício;
- Quanto o segurado tem direito de margem consignável;
- Se houver empréstimos, mostra o desconto do mês;
- Pagamento recebido com os devidos descontos.
Sendo assim, ela é um demonstrativo de toda a movimentação financeira do segurado do INSS. O pagamento intercala entre os dias 10 e 20 de cada mês.
Contudo, para que a folha de pagamento feche, ou seja, conclua o valor que o beneficiário irá receber, ela passa por um período de maciça.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Maciça INSS
O período maciça é o tempo que o INSS leva para processar todas as informações na folha de pagamento. O prazo dela varia de mês a mês.
Leia mais: Empréstimo no novo cartão benefício tem data para ser liberado
Esse tempo é usado pelo INSS para que não ocorra erros nos pagamentos dos seus segurados. Portanto, durante este período o órgão coleta todos os dados e os processa. Assim, ele garante que não haja nenhum erro na folha de pagamento.
A maciça processa, criando as informações cadastrais e financeiras dos segurados. Dessa forma, o responsável pelo cruzamento de dados é o Dataprev.
O cruzamento de dados é o que garante que a folha de pagamento contenha todas informações do beneficiário. Bem como valores de empréstimos consignados que deverão ser descontados, margem disponível, entre outros. Até o valor devido mensal.
Mudanças na folha de pagamento do INSS
Depois que o presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei 14.431, houve outro benefício para ser incluído na folha de pagamento. O tão esperado cartão benefício.
Leia mais: Surpresa no extrato do INSS: Grande novidade está chegando
Os aposentados, pensionistas e beneficiários BPC têm 5% de margem consignável para usar neste cartão. Portanto, somente esse grupo de beneficiários têm direito a essa nova ferramenta de compra.
O cartão benefício está previsto para ser liberado no dia 20 de setembro deste ano. Os valores que podem ser utilizados já devem ser incluídos na folha de pagamento dos dias 10 a 20 de setembro dos beneficiários do INSS.
Ele é como um cartão de crédito. Mas 70% do seu limite pode ser sacado, os outros 30% serão usados em compras a crédito. Vale lembrar que o valor liberado depende do quanto o beneficiário recebe, uma vez que ele corresponde a 5% do seu pagamento.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!