O Ministério da Previdência Social (PT) do governo Lula anunciou que está finalizando os últimos detalhes para que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) emite automaticamente a partir deste mês a prova de vida! Saiba mais a seguir!
Qual a nova regra do INSS sobre prova de vida?
Com a nova regra, os segurados não precisarão mais sair de casa para realizar prova de vida que estão vivos e continuar recebendo pagamentos de benefícios previdenciários, como aposentadoria e pensão.
Leia em seguida: Boa Notícia: Revisão Do INSS Pode Permitir Aumentos Nos Benefícios!
Este ato é obrigatório para quem recebe benefícios da Previdência Social, ajuda a prevenir fraudes e faz pagamentos em dia. Em vez de ser burocrático, o novo procedimento será baseado em dados transversais de órgãos governamentais.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
O governo diz que os benefícios para segurados não serão bloqueados por falta de prova de vida. O julgamento será realizado ainda este mês no âmbito do INSS.
Em nota, o ministério disse estar estudando os últimos detalhes para que a regulamentação da medida seja publicada. O regulamento vai especificar como o INSS vai cotejar os dados e como o segurado terá que agir caso sua prova de vida não seja realizada de forma automática.
Leia em seguida: Vale Gás Em 2023: Benefício Vai Acabar? Confira
Como funcionará a prova de vida em 2023?
A prova de vida pode ser verificada por diversos documentos. Sendo assim, carteira de vacinação, consulta ao SUS, comprovante de voto nas eleições, emissão de passaporte, carteira de identidade ou CNH valerão como prova de vida.
Leia em seguida: Alterações No FGTS Para 2023: Veja As Últimas Aqui
O governo diz que se o INSS não receber informações sobre um segurado acompanhando tais movimentações e documentos, irá pessoalmente até a casa do cidadão.
Vale lembrar que bases de dados de órgãos como Denatran ou TSE (Tribunal Superior Eleitoral) têm sido utilizadas para comprovar a vida. O governo então expandiu a comunicação de dados para facilitar o acesso a evidências digitais de vida.
Leia em seguida: Seguro Desemprego Pode Contar Com MAIS PARCELAS: Veja Como Aqui
Vale lembrar que prova de vida estava suspensa entre março de 2020 e maio de 2021 devido aos riscos da pandemia de Covid-19.
Sendo assim, em junho o processo foi retomado, mas em outubro de 2021 acabou novamente suspenso, depois que o congresso Nacional anulou um veto de Bolsonaro a uma lei que retirava a obrigatoriedade do teste de vida em 2021.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS. Então clique no link e saiba mais.
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.