A lista de pagamento atrasado do INSS sempre gera dúvidas. Afinal, ainda tem pessoas que não sabem se tem ou não direito para receber algum dinheiro. Esse recebimento é uma parte importante na concessão do seu benefício do Instituto, isso porque ele costuma ser uma bolada.
Lembramos que esses valores são acumulados desde a data que você realizou o seu requerimento da aposentadoria. Mas também ao período em que cumpriu os requisitos da concessão do benefício.
Acompanhe para ver essa lista de pagamento atrasado do INSS. Entenda como ela funciona.
Lista de pagamento atrasado do INSS
Se você é segurado do INSS e teve valor dos atrasados liberado pela justiça, pode consultar quando vai recebê-lo. Portanto, basta entrar no site do Tribunal Regional Federal da Região em que o processo judicial estiver tramitando.
Para quem é do Sul, por exemplo, as consultas são no site do TRF da 4ª Região (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).
Leia mais: Atenção: Você pode receber salário em dobro nos primeiros meses do ano; Veja como
A pesquisa do valor e do saque pode ser feita por meio do número do processo. Mas, caso não tenha, peça ao seu advogado previdenciário. Todavia, a consulta pode ser feita com o número do seu CPF.
No entanto, a consulta é apenas informativa. Se você ficar com alguma dúvida, entre em contato com a Vara em que o processo está tramitando para obter mais informações.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Os herdeiros podem receber os valores em atraso?
Há muitos casos em que o segurado falece. Mas os herdeiros, sabendo ou não desses atrasados, não têm ideia que podem receber os valores atrasados.
Nessa situação, quem é herdeiro pode se habilitar no Juizado ou Vara Federal em que o processo está tramitando. Porém, é preciso apresentar:
Leia mais: Veja o passo a passo para solicitar seu empréstimo do INSS: Valores liberados chegam a R$ 18 mil
- Certidão de dependentes do INSS;
- certidão de óbito, documento de identidade e CPF;
- e um comprovante de residência.
Assim, uma vez habilitado no Juizado ou Vara Federal e o pagamento dos atrasados for autorizado, quem é herdeiro vai ter o saque liberado e poderá levantar os valores.
Requisição de Pequeno Valor, o que é?
A Requisição de Pequeno Valor, RPV, é paga se o valor atrasado for de até 60 salários mínimos. Portanto, em 2023, é o equivalente a R$ 78.120,00.
Nessa modalidade, o tempo de espera é menor e você recebe o benefício de forma mais rápida. Afinal, todos os meses, são liberadas as RPVs.
Vale lembrar que a RPV demora em média 60 dias para o pagamento, após a sua emissão. Por isso, é importante ficar atento à liberação do juiz e ver se o seu nome está na lista de pagamento atrasado do INSS.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!