O INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) tem disponível para seus segurados o benefício do auxílio-acidente em situações em que o beneficiário tenha ficado com alguma sequela permanente após um acidente de trabalho sofrido. É importante deixar claro que esse auxílio é como se fosse uma indenização que pode ser pedida pelos trabalhadores CLT, trabalhadores avulsos e segurado especial.
Para garantir o direito ao auxílio-acidente o cidadão deve passar pela perícia médica do INSS. Caso seja comprovado esse direito, o trabalhador brasileiro vai ter que receber, sem precisar se afastar de suas funções no trabalho. Ou seja, não vai sofrer prejuízos em relação ao seu salário e vai continuar recebendo o salário, juntamente com o auxílio-acidente.
Confira em seguida, mais informações sobre como funciona o Auxílio Acidente do INSS agora em 2023!
Quem tem direito ao auxílio-acidente?
Primeiro o trabalhador deve estar contribuindo com o INSS no momento em que o acidente de trabalho aconteceu! É importante pontuar que não existe uma exigência de período de carência![
Confira em seguida quais são os grupos que tem direito a esse benefício do INSS:
- Trabalhador urbano ou rural (empresa);
- Trabalhador avulso;
- Segurado especial (rural);
- Empregado doméstico.
Leia em seguida: Governo libera empréstimo consignado sem juros em 36x – Veja quem tem direito!
Quanto é pago no auxílio-acidente?
Veja em seguida qual é o valor pago pelo auxílio-acidente:
- Vai ser feita a média aritmética em relação aos 80% maiores salários de contribuição desde o mês de julho de 1994;
- O segurado vai receber 100% do valor dessa média como valor de aposentadoria;
- O valor do Auxílio-Acidente vai ser de 50% desse valor.
Leia em seguida: Novidade: Banco Central abre consulta para devolver R$ 6 bilhões aos brasileiros; Veja como consultar
Como fazer o pedido do benefício?
A solicitação do auxílio acidente pode ser feito de maneira 100% digital por meio do aplicativo ou site Meu INSS. Entenda em seguida o passo a passo:
- Entre no site ou App Meu INSS e faça o login;
- Escolha a opção Agendamentos/Requerimentos e toque em “Novo requerimento”;
- Em seguida vá em “Avançar”, selecione o benefício auxílio-acidente;
- Vá até à perícia médica na data, horário e local agendados por meio do portal do MEU INSS;
- Para acompanhar o andamento, basta acessar “Resultado de Requerimento”
É importante deixar claro que os documentos solicitados para ter acesso ao auxílio acidente do INSS são:
- CPF;
- Laudos e documentos médicos que comprovem a sequela permanente do segurado do INSS;
- Procuração ou termo legal junto com o documento com foto do procurador.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Então continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!