Auxílio para caminhoneiros, também conhecido como BEM Caminhoneiro (Auxílio Emergencial para Caminhoneiros) é um auxílio remunerado para esses assalariados autônomos. É um benefício destinado a ajudar os trabalhadores autônomos no caso dos caminhoneiros.
Neste caso específico, o motivo da criação da ajuda é o aumento dos preços dos combustíveis. Assim, o auxílio é uma forma de recompensar o reajuste dos preços dos combustíveis, mitigando os danos causados a essa categoria de assalariados.
Nesta fase, quem tinha registro ativo no Cadastro Nacional de transportadores Rodoviários de mercadorias (RNTR-C), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em 31 de maio de 2022, teve operações de transporte registradas na ANTT em 2022 recebeu o benefício. Mas o Governo prorrogou o prazo de regularização e registro, além de já ter as datas de pagamento publicadas: confira a seguir!
Como saber se estou apto a receber o auxílio caminhoneiro?
Para discutir a situação na RNTRC, acesse consulta no site da ANTT e pesquisar usando as informações do transportador, local ou veículo. Os prestadores de serviços registrados no RNTRC também devem atualizar seus dados cadastrais, como endereço, contato, link ou informações específicas da categoria. As alterações nos dados cadastrais devem ser encaminhadas no RNTR-C Digital ou nos pontos de atendimento credenciados pela ANTT. Em seguida, você pode ver informações sobre os resultados do tratamento e os pagamentos na página eletrônica.
Leia em seguida: VITÓRIA dos APOSENTADOS: Decisão do STJ Saiu agora – Prazo de 10 anos para Revisão INSS
Como realizar o cadastro para receber o auxílio caminhoneiro?
O auxílio caminhoneiro, já pago para mais 200 mil brasileiros, mas era previsto pagamento para 900 mil! Isso porque a empresa que ficou responsável por reconhecer os beneficiados com base nos dados da ANTT, DATAPREV, não conseguiu regularização de boa parte dos caminhoneiros! Então não realizou o pagamento!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Então, quem está com situação pendente no RNTR-C ainda pode se regularizar! Especialmente porque o Governo Federal prorrogou o prazo de regularização, então não perca.
Assim os que contam com cadastro ativo no RNTR-C, mas sem registro de operação de transporte do ano de 2022, devem fazer a regularização o quanto antes, visto que o prazo final é dia 24 de setembro. Esta regularização é feita no Portal Emprega Brasil, ou no aplicativo Carteira de Trabalho Virtual. Quem não cumprir o prazo não terá acesso as parcelas pagas pelo governo.
Leia em seguida: Saiba como consultar seu contracheque no SouGov.br [TUTORIAL COMPLETO]
Data de pagamento
O cronograma previsto para o parcelamento do Auxílio Caminhoneiro é o seguinte:
- 1ª e 2ª parcela: 9 de agosto;
- 1ª e 2ª parcela (para quem se regularizar): 6 de setembro;
- 3ª parcela: 24 de setembro;
- 4ª parcela: 22 de outubro;
- 5ª parcela: 26 de novembro;
- 6ª parcela: 17 de dezembro.
Leia em seguida: Aprovação de um projeto pode pagar um abono extra para os beneficiários do INSS
Caso prefira, confira o calendário completo abaixo em imagem:

Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS. Clique no link e saiba mais.
Leia em seguida: VITÓRIA DOS APOSENTADOS! INSS divulga novas regras para Auxílio Doença sem perícia; então saiba mais
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.