As últimas notícias divulgadas são sobre o auxílio doença suspenso pelo INSS, o que acabou assustando muitas pessoas. Continue lendo para saber o que aconteceu com a liberação do benefício e o que acontece com as pessoas que precisam se afastar de suas atividades laborais.
Com a fila do INSS ultrapassando o número de 1 milhão de pessoas, algumas medidas foram tomadas para a tentativa de redução dessa quantidade. O protocolo para solicitar esse pedido teve alteração, que também gerou inseguranças em algumas pessoas. Entenda melhor.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal JF pelo WhatsApp
Como conseguir o auxílio doença do INSS?

Para reduzir o tempo de espera dos benefícios, o INSS mudou o formato de solicitação do auxílio doença. Agora, a expectativa é que ele possa ser antecipado para os segurados. Veja abaixo tudo o que mudou:
O INSS concede auxílio doença para quem tem atestado médico de mais de 15 dias. A partir do 16º dia, quem paga é o Instituto, e nos dias anteriores, é pago pela empresa. Além disso, é preciso que o trabalhador tenha 12 contribuições, no mínimo.
As pessoas também precisavam passar pela perícia médica, com um médico perito. Dessa forma, comprovando que não tem condições de continuar trabalhando. Contudo, isso acabou mudando.
Leia mais: Notícia Quente: INSS confirma Pagamento Aposentadoria mais cedo – Confira
O que mudou no auxílio doença do INSS?
Em setembro, o Ministério da Previdência Social alterou as regras para perícia médica no auxílio doença. A ideia é de que os trabalhadores possam substituir o procedimento presencial por análise documental.
Atestado médico ou laudo servirão como prova da incapacidade no pedido do auxílio. Para isso, o documento deve descrever qual é a incapacidade do trabalhador. Após isso, um perito analisará individualmente cada caso para julgar se aquele motivo impede o solicitante de retornar ao trabalho.
Leia mais: DINHEIRO ESQUECIDO BANCO CENTRAL: R$7,1Bi DISPONÍVEL PARA SAQUE – Veja como consultar
Como enviar o atestado médico?
O envio do atestado médico precisa ser pelo Meu INSS. Ao solicitar o auxílio doença, precisa selecionar “análise documental”. O atestado precisa ter os dados completos do paciente, detalhamento da doença, código da doença e credenciamento do médico junto ao Conselho. Para os acidentes de trabalho, precisa enviar a Comunicação de Acidente de Trabalho- CAT.
Quem já tinha perícia médica presencial agendada, poderá substituir pela perícia documental. Basta acessar o aplicativo ou site Meu INSS e anexar o documento.
Nos casos em que o INSS achar que o documento não é capaz de comprovar a incapacidade, entrará em contato para solicitar a perícia médica de forma presencial.
Portanto, o auxílio doença do INSS não foi suspenso, apenas alterou o formato e a ideia é cancelar a necessidade de deslocamento dos segurados, alterando para a análise documental.
Leia mais: ACABA DE SAIR: Salário dos Aposentados Receberá Reajuste – Veja aqui o novo valor aqui!
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!