E chegou a época esperada do ano! Não estamos falando da Páscoa, apesar do amor pelo chocolate! Mas, a Black Friday apesar de não ser tão cheia de sabor, é tão esperada quanto! É considerada uma das datas mais importantes para o comércio do Brasil!
Nesse sentido, desde lojas pequenas até as lojas maiores oferecem grandes ofertas com vários descontos, principalmente, após dois anos consecutivos impactados pela pandemia da Covid-19. No entanto, é preciso ter sabedoria para comprar da forma correta e fugir dos golpes!
Então, veja a seguir os sites que você deve evitar comprar na Black Friday!
Veja o que diz o Procon de São Paulo sobre a Black Friday
Nesta sexta-feira, 25 de outubro, a Black Friday acontece. No entanto, para ajudar os consumidores a fugirem dos golpes, o Procon de São Paulo elaborou uma relação de lojas virtuais que devem ser evitadas este ano.
Nesse sentido, o Procon considerou empresas que tiveram reclamações registradas, foram notificadas e não responderam nem foram encontradas. Além disso, a lista ainda mostra alguns endereços criados exclusivamente para enganar consumidores.
Leia mais: ÓTIMA NOTÍCIA: Revisão da vida toda SAIU NOVA DATA
De acordo com um levantamento do Mercado Livre, por exemplo, 78% dos brasileiros querem gastar mais nesta edição do evento. No entanto, no ano passado, a data gerou lucro de R$ 4 bilhões aos comerciantes, segundo estudo da Betway. Dessa forma, as expectativas para o mercado de 2022 são as melhores!
Leia mais: Vitória: Revisão da VIDA TODA tem NOVA DATA DEFINIDA
Em se tratando da relação dos sites, atualmente ela conta com 41 sites, mas foi divulgada pela primeira vez em 2011. Nesse sentido, neste ano, a lista foi atualizada em julho e revisada agora para a Black de 2022.
Leia mais: Liberado mais de R$2000 para alguns aposentados em NOVEMBRO
Quero comprar na Black Friday. O que vale a pena?
Durante anos, essa é uma das maiores dúvidas dos consumidores. Isso porque, há uma imensidão de produtos com preços variados e, parte dos consumidores alegam que muitos deles não adianta comprar na Black!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Nesse sentido, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) fez um levantamento para avaliar o potencial de descontos durante a Black. Então, por 40 dias, a Confederação coletou 180 preços dos itens mais buscados pela internet e descobriu que 39% deles revelaram uma tendência de preços menores.
No entanto, os principais destaques da pesquisa ficaram para as quedas de 17% no valor de sapatos masculinos, 13% em lavadoras de roupas, 10% em smartwatch e 8% em fones de ouvido.
Leia mais: Confira quanto será liberado para aposentados e pensionistas do INSS: Novo aumento de margem! Veja agora
Veja como se proteger na Black Friday
Nem tudo são maravilhosas e vale a pena dizer que durante a Black Friday de 2021 foram registradas mais de 700 reclamações no Procon-SP. No que se refere as queixas estão atraso ou ausência de entrega do produto, descontos falsos, alteração do valor, pedido cancelado e indisponibilidade do item ou serviço.
Nesse sentido, para evitar problemas, Procon recomenda que os consumidores atentem para a existência de sites falsos ou que oferecem ofertas enganosas. Assim, verifique qual a situação do CNPJ no site da Receita Federal.
Leia mais: INSS vai pagar ABONO EXTRA em Novembro para 5 grupos; Veja quem recebe agora mesmo
Confira também
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!