Entre as diversas acusações realizadas pela oposição, está a que o presidente Bolsonaro pode ser preso em 2023, mas será que é verdade?
No dia 1 de Janeiro, ao passar a faixa para o ex-presidente Lula, Bolsonaro perde o foro privilegiado, podendo assim ser julgado criminalmente. Mas o Presidente pode ser preso? Entenda.
Bolsonaro perde o foro privilegiado
De 1 de Janeiro em diante, Bolsonaro não será mais o presidente do Brasil, perdendo assim seu foro privilegiado. Isso, pois o atual presidente é investigado em vários processos, podendo assim ser preso caso condenado.
Dito isso, as chances de que Bolsonaro seja preso em 2023 são extremamente baixas. Isso porque todos os processos que envolvem o atual presidente segue em fase inicial, já que o presidente possui foro privilegiado.
Leia mais: Descubra agora 8 vantagens do novo cartão benefício e saiba como usar
Dessa forma, nenhuma das investigações que envolve o presidente pôde fazer progresso em 2022, é extremamente improvável que o presidente seja preso ao início de 2023.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Bolsonaro pode ser preso?
Caso seja condenado em alguma das investigações onde o presidente é envolvido, Bolsonaro poderá ser preso uma vez que perca seu foro privilegiado.
Leia mais: Aumento de margem para aposentados vai liberar mais de R$1.068,13: Confira
E no pior cenário possível, processos que envolvem a justiça eleitoral ainda poderão torná-lo inelegível, incapaz de participar das próximas eleições.
Processos arquivados serão retomados?
Conforme as investigações do Supremo Tribunal Federal, a pedra do foro privilegiado garante que o projeto tenha julgamento em primeira instância, exceto se hajam envolvidos que ainda tem o foro.
Além disso, os projetos já arquivados pelo STF serão reabertos somente com a luz de novas evidências, que possam trazer o cargo à tona novamente.
Leia mais: Reajuste nas aposentadorias do INSS pode pagar mais de R$7.576,00 para alguns grupos
Com isso fica também a dúvida quanto aos assuntos com sigilo de 100 anos, sigilo este que Lula prometeu quebrar quando assumir a presidência.
Entretanto, com a quebra do sigilo de 100 anos, não é possível ainda afirmar se as investigações resultarão ou não na prisão Bolsonaro.
Dessa forma, após deixar o cargo, Bolsonaro pode sim ser preso em 2023, caso considerado culpado em alguma das investigações onde segue investigado.
Veja também
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o mundo dos aposentados e pensionistas! Clique no link e saiba mais.
Precatórios do INSS: Justiça libera pagamento de bolada a aposentados e pensionistas! Confira
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!