As famílias de baixa renda que precisam de ajuda do governo federal podem contar com o benefício BPC. O programa foi desenvolvido para auxiliar pessoas com deficiência, além dos idosos com 65 ou mais.
O BPC tem o intuito de garantir uma renda mínima para as famílias que possuem um baixo orçamento. Para conhecer mais sobre esse benefício, continue acompanhando.
Ative agora as notificações do Blog da João Financeira, assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre o INSS. Garanta ficar por dentro de todos os seus direitos!
Quem tem direito ao BPC?
Como dissemos, o BPC é um programa do governo que ajuda pessoas com deficiência e idosos com 65 anos ou mais. Entretanto, essas pessoas devem ser de uma família que possui baixa renda.
Leia mais: SAIU agora: BPC pode fazer empréstimo consignado
As pessoas com deficiência, elas devem comprovar a condição mediante a avaliação médica e social. Entretanto, o profissional que fará essa análise é o do INSS.
É importante ressaltar que a deficiência deve ser física, intelectual, mental ou sensorial. Além de ser de longo prazo, ou seja, no mínimo dois anos convivendo com essa condição. Outro ponto importante é que essa deficiência não deixe o cidadão exercer sua atividade plena e efetiva na sociedade. Em outras palavras, não dá condições de trabalho.
Ressaltamos também que a família do beneficiário deve ter uma renda mensal de R$303, ou seja, ¼ do salário mínimo vigente. É importante ter também o cadastro no CadÚnico.
Mesmo sendo um benefício do INSS, o BPC não dá acesso ao 13° salário, igual aos aposentados. Além disso, em caso de óbito, os dependentes não têm direito à pensão por morte.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como solicitar o benefício?
O requerimento para solicitar o BPC preenche-se na agência do INSS. Mas também pode ser pelo telefone 135 ou nos endereços eletrônicos do INSS.
Leia mais: Congresso aprova novo aumento de margem em 5% para aposentados, pensionistas e BPC.
Pelo aplicativo, o passo a passo é bem simples. Veja:
- Acesse o aplicativo;
- Clique em novo pedido;
- Digite o nome do benefício;
- Selecione a opção deseja;
- Informe os dados e prossiga com a solicitação.
O processo de análise é acompanhado pela internet. Dessa forma, o cidadão vê quando o benefício é aprovado ou não.
Caso seja aprovado, o valor do BPC é equivalente a um salário mínimo. Atualmente é de R$1.212. Os repasses são vitalícios, desde que o beneficiário continue atendendo aos requisitos.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!