Nos últimos dias, os números de oito milhões de brasileiros estão no centro da invasão de dados whatsapp vazados, revelando informações sobre 487 milhões de pessoas em 84 países. Nesse sentido, o Brasil está entre os que mais tem contatos nos dados.
No entanto, os mais afetados são Egito (44,8 milhões), Itália (35,6 milhões), Estados Unidos (32,3 mi), Arabia Saudita (25,8 mi), França (119,8 mi) e Turquia (31,6 mi). E além disso, de acordo com os responsáveis pelo vazamento de dados, todos correspondem a usuários ativos do whatsapp.
No entanto, o banco de dados não inclui outras informações do usuário, mas pode ser obtido nos próprios telefones, seja raspando os dados disponíveis em seus perfis, como nome e foto, ou mesmo por meio de tentativas de phishing.
Então, confira no texto mais detalhes sobre o vazamento de dados do whatsapp!
Dados do whatsapp vazados
Em primeiro lugar, foram 817 números dos EUA e 1.097 do Reino Unido, todos válidos e correspondentes a usuários ativos do WhatsApp que provam amostras do vazamento de dados. No entanto, não foi revelada a origem do empenho e o responsável apenas afirma usar “estratégias” para conseguir os dados.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
E além disso, os pesquisadores usaram o scraping, um processo automatizado que verifica as redes em busca de dados disponíveis de forma publica e coletados em um único banco. No entanto, a disponibilidade não é necessariamente perigosa, mas uma vez coletada, a informação pode levar a uma disseminação em massa de golpes ou tentativas de fraude.
Leia mais: INSS reduz fila de beneficiários que aguardam por análise de processos
Dados whatsapp vazados: Meta não se pronunciou
Infelizmente, a Meta, dona do whatsapp não respondeu quanto ao vazamento de dados. E além disso, vale destacar que não é a primeira vez que a empresa se vê diante do vazamento de dados de milhões de pessoas em todo mundo!
Nesse sentido, para evitar fraudes relacionadas a esse tipo de vazamento, é fundamental estar atento às mensagens indesejadas remetidas pelo WhatsApp. E além disso, mensagens que prometem o fornecimento de brindes ou links que promovam downloads de aplicativos ou serviços online. Em suma, evite baixar, gravar ou transmitir informações dessa maneira.
Leia mais: Posso usar o FGTS como garantia para empréstimos? Saiba mais
E além disso, recomendamos a ativação da verificação em duas etapas no WhatsApp, além de outros serviços importantes, como e-mail e mídia social. Em suma, esta atento também aos caracteres aleatórios e difíceis de adivinhar. No entanto, no próprio celular, é sempre importante ter aplicativos de segurança OK e sistema operacional em dia.
Leia mais: INSS oferece 8 tipos de pensão; saiba como pedir cada uma delas
Microsoft alerta que hackers estão invadindo redes de energia explorando software de décadas
É válido destacar também que a empresa Microsoft alertou que hackers mal-intencionados estão explorando um servidor web descontinuado. Nesse sentido, o servidor é encontrado em dispositivos comuns de Internet das Coisas (IoT) para atingir organizações do setor de energia.
Em suma, em uma análise publicada na última terça-feira (22), pesquisadores da Microsoft disseram ter descoberto componente vulnerável de código aberto no servidor da web Boa. Nesse sentido, ele ainda é amplamente usado em variedade de roteadores e câmeras de segurança, além de populares kits de desenvolvimento de software (SDKs).
Leia mais: Golpe da falsa portabilidade; Entenda como funciona
Confira também
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!