O empréstimo consignado do Auxílio Brasil foi suspenso por um período de acordo com uma determinação do Ministério Público e Tribunal de Contas da União. Confira mais informações:
Na segunda-feira, dia 24 de outubro, a Caixa Econômica Federal divulgou que iria congelar o pagamento do empréstimo consignado do Auxílio Brasil, atendendo a uma orientação do Tribunal de Constas da União – TCU. O prazo estabelecido é de 24 horas, conforme intervalo dado pelo TCU para o banco dar explicações sobre a linha de crédito.
O que o TCU solicitou
O Ministro do Tribunal de Contas Aroldo Cedraz fez um pedido para a Caixa Econômica Federal prestar esclarecimentos sobre o empréstimo consignado do Auxílio Brasil. De acordo com ele, também, a Caixa poderia suspender a liberação de novos empréstimos como medida de zelo com o interesse público até que o Tribunal examine a documentação a ser encaminhada e a entenda apta a demonstrar que não existem irregularidades.
O pedido de Cedraz atende à solicitação realizada pelo Ministério Público para que o Tribunal de Contas analise os procedimentos adotados pela Caixa para a concessão de empréstimo consignado aos beneficiários do Auxílio.
O subprocurador Lucas Furtado alegou que havia interesse eleitoreiro na liberação dessa linha de crédito. Dessa forma, houve a suspensão temporária da liberação até que sejam analisadas as medidas utilizadas para a realização dos contratos. A suspensão deverá durar até que o Tribunal faça a avaliação solicitada.

Leia mais: Pente fino no Auxílio Brasil: mantenha seu cadastro atualizado para não perder o benefício
Como funciona o empréstimo consignado do Auxílio Brasil
Os beneficiários do Auxílio Brasil podem usar até 40% do benefício para a contratação dessa linha de crédito. Portanto, podem comprometer até R$160 por parcela. A taxa de juros do empréstimo consignado do Auxílio Brasil é de 3,5% ao mês. Já o número de parcelas para pagamento pode ser de 24, no máximo.
A portaria que regulamenta o empréstimo consignado do Auxílio Brasil foi publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de setembro e os bancos começaram a pagar apenas nesse mês de outubro. A linha de crédito demorou para ser paga, por conta de algumas divergências na regulamentação, como em relação a taxa de juros, por exemplo.
Ainda não há uma data para retorno do pagamento dos valores provenientes do empréstimo consignado para os beneficiários do Auxílio Brasil. Tudo vai depender da velocidade do Tribunal de Contas ao analisar a documentação necessária para essa linha de crédito.
Leia mais: Caixa faz nesta semana os últimos 2 pagamento do Auxílio Brasil de outubro
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!