Saiba se o seu nome está na lista dos trabalhadores que podem fazer o saque FGTS 2023. Acesse mais informações aqui:
Os trabalhadores do regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), possuem direito de fazer o saque do seu FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Entretanto, a liberação dos valores somente podem acontecer em determinadas situações.
O abono referente ao FGTS é depositado em uma conta da Caixa Econômica Federal. Nesse sentido, o fundo se forma com os depósitos mensais equivalentes a 8% que o empregador deve realizar. Uma espécie de segurança para o trabalhador demitido sem justa causa.
Em seguida você confere mais informações sobre o saque FGTS 2023!
Quem tem direito ao saque FGTS 2023?
- Atletas profissionais;
- Empregados domésticos;
- Trabalhadores com carteira assinada (CLT);
- Trabalhadores rurais e safreiros;
- Trabalhadores avulsos (prestadores de serviços para mais de uma empresa, mas que possui contrato com um sindicato);
- Trabalhadores temporários (prestadores de serviços para uma empresa por um determinado prazo).
Leia em seguida: Se Dívida Caducar O Nome Fica Limpo? Saiba Mais
Entre as modalidades de saque do Fundo de Garantia, a mais conhecida entre os trabalhadores é o chamado saque-rescisão, conhecido ainda como saque-padrão. Nesse sentido, o valor é liberado para retirada quando o trabalho é demitido sem justa causa pela empresa.
Leia em seguida: Por Que Investir Em Previdência Privada
Saque-rescisão
O saque-rescisão permite que o trabalhador demitido sem justa causa pela empresa, saque todo o valor disponível em seu fundo. Abono referente a todas as contribuições que o empregador fez mensalmente no período. Além disso, ele vai receber o valor referente a multa rescisória, quando for devida.
Leia em seguida: Liberada Agora: BOLADA Do INSS – Pagamentos Autorizados Para Os APOSENTADOS
Saque-aniversário
Outra modalidade de saque FGTS 2023 é o saque-aniversário. Onde o trabalhador pode retirar anualmente, no mês em que faz aniversário, um valor correspondente a alíquota que pode ter variações entre 5% e 50%, podendo receber uma parcela adicional. Desse modo, ele não tem direito de sacar o valor integral do fundo.
Leia em seguida: JÁ ESTÁ NA CONTA! INSS Paga 2 Salários Extras Em Novembro Para Algumas Aposentadorias
No entanto, mesmo em caso de demissão, o valor que optar por essa modalidade, não vai ter direito de fazer o saque integral do benefício. Somente podendo retirar o equivalente à multa rescisória.
Os que desejam fazer o saque FGTS 2023 por meio dessa modalidade, precisam aderir à opção, que está disponível no aplicativo, pois não é a modalidade padrão de pagamento do benefício.
Leia em seguida: Consulte O Valor Do Novo Salário Mínimo Com O Governo Lula
Vale destacar que tanto o saque-rescisão quanto o saque-aniversário, atingem a todos os contratos de trabalho. Desse modo, se você aderiu ao saque-aniversário e saiu de um emprego, iniciando em outro, a modalidade continua ativa. Lembrando retornar para retornar ao saque-rescisão, deve ser feito um novo pedido.
Requisitos para fazer o saque FGTS 2023
Para fazer o saque FGTS 2023, é necessário trabalhar sob o regime CLT, ter mais de 18 anos e estar com seu CPF regularizado. E, é claro, ter saldo disponível em seu Fundo de Garantia. Portanto, a consulta para saber se seu nome está na lista dos beneficiados pelo abono, pode ser feita através do aplicativo FGTS ou pelo site da Caixa.
Leia em seguida: Novo Aumento De Margem Libera Mais De R$1.379,56 Para Aposentados Do INSS
Confira também;
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!