Desde 2019, o saque-aniversário do FGTS contempla milhares de trabalhadores em todo Brasil. No ano passado, a Caixa liberou mais de R$13 bilhões para o FGTS. Neste mês de setembro milhões de pessoas receberão os valores.
Nesse sentido, confira se você tem direito ao saque-aniversário do FGTS disponível e como solicitar. Veja tudo aqui!
Como funciona o saque-aniversário do FGTS?

De acordo com o próprio nome, o saque-aniversário do FGTS é liberado sempre no mês de aniversário do trabalhador. Por exemplo, o restante está autorizado aos aniversariantes de setembro e o saque pode ser feito até 30 de novembro de 2022.
Leia mais: Como bloquear ligações de empréstimo consignado INSS? Saiba agora
Desde abril de 2020, mais de 21 milhões de trabalhadores já recebem o FGTS. Dessa forma, já foram sacados mais de R$ 31 bilhões.
Em contrapartida, para poder realizar o saque-aniversário FGTS, o trabalhador deve aderir à modalidade. Ou seja, o processo de adesão pode ser feito em poucos minutos pelo próprio aplicativo do Fundo de Garantia.
E além disso, os valores do saque-aniversário podem ser de 5% a 50%, dependendo do valor disponível no fundo, mais uma parcela bônus.
Dessa forma, a modalidade também permite que o trabalhador celetista acesse uma parcela do saldo anualmente.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quem pode fazer o resgate?
Em síntese, todo trabalhador formal que teria direito a outras modalidades do FGTS, também poderá resgatar o saque-aniversário do FGTS.
Entre eles estão:
- Trabalhadores Urbanos;
- Trabalhadores rurais;
- Trabalhadores intermitentes;
- Trabalhadores temporários;
- Trabalhadores avulsos;
- Operários rurais, que trabalham apenas no período de colheita;
- Atletas profissionais;
- Diretor não empregado poderá ser equiparado aos demais trabalhadores sujeitos ao regime do FGTS;
- Empregado doméstico.
Leia mais: URGENTE 4 Abonos extras serão pagos para o INSS: Veja agora
Veja como solicitar saque-aniversário do FGTS
Para solicitar o saque-aniversário FGTS, é fundamental entender que apenas os trabalhadores que aderiram a opção do saque-aniversário do FGTS poderão ter acesso ao valor extra. Dessa forma, quem não trocou de opção não poderá sacar.
Para aderir ao saque você precisa entrar no aplicativo do FGTS. Também é possível aderir através do site oficial do fundo de garantia ou internet banking da Caixa Econômica ou ainda é possível ir a uma agência da Caixa.
Essa adesão é voluntária e tem o prazo mínimo de dois anos para voltar a modalidade de saque padrão, em caso de demissão sem justa causa.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje o pagamento do INSS para novo grupo nessa quarta-feira. Clique no link e saiba mais.
INSS paga aposentadoria para novo grupo nesta quarta-feira; veja quem recebe
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!