Conforme a Caixa Econômica Federal, cerca de 400 mil trabalhadores ainda possuem valores de PIS/PASEP correspondentes a 2022 para saque. O montante chega a mais de R$387 milhões. Mas, atenção, pois o prazo para sacar é até o dia 29 de dezembro.
Conforme dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência, 134,7 mil trabalhadores possuem direito ao saque do PIS. Já o saque do PASEP é de direito a mais de 306,8 mil trabalhadores. Os números equivalem ao total de 1,7% de todos os abonos repassados em 2020.
Leia mais: Aposentados vão ter mais de R$6.246,35 liberados! Entenda.
Quem tem direito ao saque PIS/PASEP 2022?
O saque do PIS e Pasep 2022 é de direito dos trabalhadores inscritos no programa há 5 anos ou mais. Além disso, é preciso que o trabalhador tenha trabalhado pelo menos 30 dias e receber em média até dois salários mínimos no ano base. O empregador também precisa informar os dados do trabalhador ao Relatório Anual de Informações Sociais (RAIS).
Importante esclarecer que PIS se destina para os trabalhadores privados, enquanto o PASEP é para os trabalhadores públicos. Da mesma forma, a Caixa Econômica Federal paga o PIS e o Banco do Brasil paga o PASEP.
O número do PIS é o mesmo do Número de Identificação Social (NIS), que regula os repasses de benefícios do INSS e de outras políticas públicas. Assim, caso o servidor público tenha sido registrado no setor privado pela primeira vez, o número continuará sendo o do NIS. O NIS é uma sequência de 10 dígitos e os calendários de pagamento são conforme o último número (antes do traço e dígito verificador), do 1 ao 0.
Por exemplo, no NIS 123.456.789-0, o último número do NIS é considerado o 9.
Como saber se tenho direito ao PIS/PASEP?
A consulta do abono salarial do PIS pode ser através do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou pelo Caixa Tem. Também é possível consultar o PIS no site da Caixa Econômica Federal. Já o Pasep pode ser pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital, aplicativo ou site do Banco do Brasil. O aplicativo do FGTS também permite a consulta dos valores.
Tenha atenção, pois os valores ficam disponíveis apenas até o dia 29 de dezembro desse ano. Após isso, os valores retornam aos cofres públicos.
Leia mais: INSS paga bilhões em atrasados! Saiba como consultar!
Veja também: Saque de cotas do PIS e do PASEP
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!