Calendário do PIS/Pasep 2022 + Calendário para não habilitados
O pagamento do PIS/Pasep é muito aguardado pelos trabalhadores. No ano de 2022, será realizado o pagamento do ano base de 2020, que atrasou devido a pandemia. Mas, muitas pessoas estão relatando que não conseguem acessar o seu saldo e o calendário, pois mostra que elas não estão habilitadas. Veja o que fazer nesses casos:
Leia mais: INSS: 1ª e 2ª Parcela do 13° Salário Divulgadas – Saiba Mais
O abono salarial é de extrema importância aos trabalhadores que realizam atividades durante o ano-base de pagamento, pois é um valor que agrega às suas economias. Porém, o pagamento desse direito trabalhista está atrasado: em 2021 deveria ter sido pago referente ao ano de 2020.
Esse atraso se explica pelo fato que o Governo utilizou os valores do PIS/Pasep durante o pico da pandemia de Covid-19 para manter o Benefício de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm) Esse benefício foi concedido aos trabalhadores que tiveram jornada reduzida ou suspensão de contrato de trabalho em decorrência da pandemia.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Para que o trabalhador tenha direito a receber PIS/Pasep, ele deve cumprir alguns requisitos:
- Inscrição no PIS/Pasep há 5 anos (no mínimo);
- Precisa ter trabalhado, pelo menos, 30 dias durante o ano-base de pagamento do benefício;
- O salário precisa ter sido até dois salários mínimos durante o ano-base;
- As informações na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) precisam estar atualizadas.
As informações contidas na RAIS são enviadas pela empresa. Mas o trabalhador pode consultar para verificar se está tudo correto. A seguir terá um link para que você possa acessar e analisar se todas as informações foram enviadas corretamente: CONSULTAR RAIS.
O acesso é bem simples, basta digitar o seu CPF e o código da imagem que são letras, após clicar em avançar. O próximo campo contém as informações necessárias.
Leia mais: INSS: Cobrança de Empréstimos NÃO SOLICITADOS – Veja AGORA
O que fazer no caso de não habilitados
Algumas pessoas estão fazendo a consulta na RAIS e a informação que consta é que estão “não habilitadas” a receber o benefício. Isso gera dúvidas, pois essas pessoas, muitas vezes, cumprem os requisitos para recebimento do PIS/Pasep, mas não podem consultar o calendário nem o saldo do abono por estarem irregulares.
Nesse caso, existem duas possibilidades que precisam ser analisadas. Para enviar a RAIS, existe um prazo que era até o dia 30/09/2021. Portanto, a primeira coisa a analisar é se a empresa enviou as informações até essa data. No caso de a empresa ter enviado no prazo correto, é provável que a informação de “não habilitado” seja apenas um erro no sistema, que já está sendo solucionado pela Caixa Econômica Federal para que o trabalhador possa sacar assim que liberado o seu benefício.
Mas, se acontecer de a empresa ter perdido o prazo para envio das informações, o trabalhador precisa verificar com o setor responsável pela atualização na própria empresa em que trabalhou. Assim, os responsáveis devem enviar a retificação para a Caixa Econômica Federal para que o trabalhador possa receber corretamente.
Leia mais: Auxílio Brasil: quem é MEI tem direito?
Calendários do PIS/Pasep já foram divulgados
Os pagamentos do PIS/Pasep já tiveram seu calendário divulgado. O início é dia 8 de fevereiro aos beneficiários do PIS. Uma informação importante: O Ministro do Trabalho e Previdência, Onyz Lorenzoni, afirmou que as pessoas que residem nos municípios onde foi decretado estado de calamidade pública (Bahia e Minas Gerais) terão prioridade no pagamento e já recebem no dia 8 de fevereiro, sem importar o mês de aniversário ou do número final do benefício.
Outro ponto importante de esclarecer é que o PIS é pago aos trabalhadores do setor privado e o agente pagador é a Caixa Econômica Federal. Já o Pasep é pago aos trabalhadores da rede pública e o agente pagador é o Banco do Brasil.


Leia mais: INSS: Segurados devem realizar a Prova de Vida neste mês!
Se você gostou das informações sobre o PIS/Pasep, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS: