Diante a era da informatização que vivemos, muitos documentos, passaram a ter versões digitais, como no caso da CNH digital. Mas, afinal, ela possui a mesma validade da física? É o que você irá descobrir aqui.
Através o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, o motorista tem seus documentos e do veículo guardados em segurança em seu celular, sem precisar estar com os documentos físicos. Atualmente, mais de 20 milhões de brasileiros utilizam essa versão digital da CNH.
Siga sua leitura e confira, em seguida, mais detalhes sobre a CNH digital.
Como faz para baixar a CNH Digital?
Para poder ter a versão da CNH digital, se torna necessário, primeiro, baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito – CDT, que pode ser baixado sem qualquer custo, nas versões iOS (Apple Store) e Android (Play Store) em seu celular.
Leia em seguida: Venceu Ação Contra O INSS? Você Pode Ter Uma Bolada Para Receber; Saiba Mais
Posteriormente, faça o login no aplicativo e clique na opção “adicionar documento”. Permitindo que você acesse sua CNH na versão digital e o documento do veículo. Nesse sentido, a emissão do documento, pode acontecer através do certificado digital, pelo celular ou sem certificado (necessário comparecer ao Detran).
Leia em seguida: Qual A Expectativa Do Mercado Financeiro Após Eleição Do Lula Para Presidente? Confira
Segundo o Detran, aquele que optar pela opção “pelo celular”, será necessário antes, será necessário informar o CEP do local em que emitiu sua última versão da CNH física. Após, fazer a leitura do QR Code da sua carteira, localizado na parte interna da física.
Leia em seguida: Veja 15 Situações Em Que Você Pode Sacar O FGTS
Em seu primeiro acesso à versão digital, né exigido a “prova de vida”. Que nada mais é que os movimentos físicos que o usuário e detectados pela câmera do aparelho celular, para que, assim, acontecer a validação do documento. Informe o número do seu celular e após, a sua versão digital estará disponível para ser usada.
Além disso, uma chave de acesso precisa ser criada, correspondente a quatro dígitos, devendo ser informada todas às vezes que o motorista acessar a sua CNH digital.
Leia em seguida: O Que Pode Acontecer Com Dívida Acumulada De Cartão De Crédito?
É possível apresentar o documento mesmo sem acesso à internet?
O acesso à internet somente se torna indispensável para fazer o cadastro e incluir os documentos. Após esse procedimento, a CNH e o CRVL, o acesso pode ocorrer sem a necessidade de internet. Mas, não esqueça que você precisa da senha de quatro dígitos para conseguir fazer o acesso, que funciona como uma trava de segurança.
Leia em seguida: LIVE PREMIADA Da João Financeira: Receba Essa GRANA EXTRA
Como a veracidade do documento é conferida pela fiscalização?
A fiscalização confere a veracidade por meio do Aplicativo Vio, escaneando o QR Code que tanto a CNH física como a digital possuem. Dessa forma, todos os dados do motorista e do veículo estarão disponíveis para consulta, consistindo em mais uma segurança para os brasileiros.
Leia em seguida: INSS Confirma Pagamento Do 13° Salário Para Alguns Aposentados
Por fim, a CNH digital possui validade como a versão impressa do documento. Sua apresentação pode acontecer em todo território nacional, inclusive, para fins de identificação pessoal.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!