CNPS Reduz Juros de Empréstimos Consignados Para Aposentados e Pensionistas do INSS

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou na última quinta-feira (11) uma redução nos juros para empréstimos consignados de beneficiários do INSS. Os aposentados e pensionistas comemoraram a medida, pois eles veem, nesta queda, uma oportunidade de alívio financeiro. Confira na matéria todas as informações sobre o tema.

Como ficam as taxas de juros

Saiba mais sobre as novas taxas de juros para o empréstimo consignado (Fonte: Edição/Jornal JF)
Saiba mais sobre as novas taxas de juros para o empréstimo consignado (Fonte: Edição/Jornal JF)

A taxa de juros que antes era de 1,80% ao mês para os empréstimos consignados passará agora para 1,76%. No caso dos empréstimos feitos via cartão de crédito consignado, a taxa cairá de 2,67% para 2,61%.

Leia mais: INSS libera Empréstimo Consignado de até 20 mil para Aposentados e Pensionistas! Então não perca!

Essas novas taxas deverão ser divulgadas no prazo de oito dias úteis após a publicação da medida no Diário Oficial da União.

Segundo o governo, o objetivo de tal redução é acompanhar os cortes na taxa Selic, realizados pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. Diante de uma queda da Selic em dezembro, o governo decidiu que o teto dos empréstimos consignados deveria ser reduzido de maneira proporcional.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal JF pelo WhatsApp

A opinião dos bancos

Os bancos, no entanto, são contrários à medida. Sua argumentação é de que a taxa básica da economia não representa o custo de captação das instituições que operam os empréstimos consignados.

Leia mais: Calendário de Pagamento Confirmado! Assim, INSS divulga datas e valores dos pagamentos em janeiro

A proposta do setor é que, ao se calcular o teto de juros, leve-se em conta a variação dos juros futuros com vencimento em dois anos. Esse valor seria, segundo os bancos, mais alinhado ao custo de captação da modalidade.

E agora, como fica o empréstimo consignado?

O representante das instituições financeiras propôs ao CNPS uma reunião que contasse com a participação do Banco Central e do Ministério da Fazenda. O objetivo seria debater e reavaliar a forma como são definidos os juros dos empréstimos consignados.

Leia mais: ATENÇÃO: INSS vai PAGAR automaticamente VALORES na CONTA dos APOSENTADOS! Então não perca!

Os bancos alertam que possíveis quedas na Selic já estão incorporadas nos juros futuros. Ou seja, em princípio, as instituições já esperam por uma estabilidade ou diminuição das taxas. Sendo assim, novas reduções na taxa dos empréstimos consignados poderiam diminuir a margem de lucro dos bancos. Isso, em última análise, poderia levar a uma redução na oferta dos empréstimos.

Com a palavra, os aposentados e pensionistas que veem com bons olhos a possibilidade de terem acesso a um crédito mais barato. Eles também encaram a medida do governo como uma forma de minimizar as dificuldades financeiras enfrentadas pela categoria.

Veja também

Confira os novos valores do consignado para aposentados e pensionistas do INSS (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.