Por que sonhamos? Os sonhos representam um estado consciente, fisiológico e psicológico que ocorre durante o sono, caracterizado por uma variedade de experiências sensoriais, motoras e emocionais do organismo, conforme definido pela Associação Americana de Psiquiatria (APA).
Durante os períodos de sono REM (Rapid Eye Movement – Movimento Rápido dos Olhos), os sonhos tendem a ocorrer com maior frequência, enquanto durante o sono NREM (Non-Rapid Eye Movement – Movimento Não Rápido dos Olhos), acontecem em menor intensidade. As características dos sonhos variam de acordo com a fase do sono em que ocorrem.
Os sonhos na fase NREM são principalmente caracterizados por pensamentos e emoções, sendo que as pessoas que acordam durante essa fase relatam menos experiências oníricas, de acordo com observações da APA.
Por outro lado, os sonhos na fase REM são predominantemente compostos por imagens visuais, acompanhadas de uma sensação de movimento no espaço, intensas emoções e uma sensação de realismo nas figuras, eventos e cenários do sonho.
Além disso, eles apresentam mudanças repentinas nas figuras, situações e elementos da narrativa do sonho. Se deseja saber mais sobre a conexão entre ciência e sonhos, sugerimos que leia este artigo até o final! Há muitas informações interessantes que gostaríamos de compartilhar!
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp.
A ciência por trás dos sonhos
Os estudiosos há muito se interessam pela natureza, significado e função dos sonhos. Hipócrates, médico grego do século V a.C., sugeriu que os sonhos podem fornecer sinais precoces de doença, conforme relatado pela APA.
Sigmund Freud, conhecido como o pai da psicanálise, dedicou-se ao estudo dos sonhos, sugerindo que eles são representações simbólicas de impulsos conflituosos reprimidos pela consciência durante o estado de vigília, para evitar angústia emocional.
Nas décadas de 1950 e 1960, avanços no entendimento do sono, REM e NREM deram início ao estudo científico dos sonhos como um processo neuro cognitivo. Desde então, várias hipóteses têm sido propostas, conforme indicado pela associação americana.
No entanto, apesar das investigações científicas, o motivo pelo qual as pessoas sonham e o significado das imagens percebidas durante o sono permanecem um mistério, como esclarecido por um artigo da Divisão de Medicina do Sono da Faculdade de Medicina de Harvard.
Leia Mais: Conselho da Previdência reduz juros do consignado deixando as instituições bancárias preocupadas
Qual a função dos sonhos?
Os cientistas ainda têm um longo caminho a percorrer em sua busca para compreender os sonhos e sua utilidade. No entanto, algumas teorias já foram propostas.
Segundo um artigo intitulado “O papel funcional do sonho nos processos emocionais“, publicado na revista científica Frontiers in Psychology em 2019, acredita-se que o sono REM desempenhe um papel crucial no processamento das experiências emocionais vivenciadas durante a vigília. Ele contribui significativamente para a consolidação da memória emocional.
Além disso, conforme sugerido pelo mesmo artigo, os sonhos podem servir como um mecanismo de simulação do mundo real. Eles podem representar uma forma de resolver problemas com base em estratégias emocionais de sobrevivência.
Leia Mais: Novo Salário Mínimo de R$ 1.856,00 APROVADO – Veja quem terá direito de receber
Por que não lembramos dos sonhos?
Segundo a neurociência, confirmada pela teoria de Freud, sonhamos todas as noites, mas nem sempre conseguimos recordar. Para que isso ocorra, um segundo processo é necessário.
Ronaldo Coelho explica que esse processo, denominado por Freud como formação ou elaboração secundária do sonho, é fundamental para lembrar do sonho e ser capaz de relatá-lo a alguém. Antes desse processo, o sonho não é lembrado em sua totalidade.
Leia Mais: Não Perca: Mega Feirão Serasa Oferece Descontos de até 96% para Renegociar Dívidas em Todo o Brasil
Veja também: ATENÇÃO: INSS vai PAGAR automaticamente VALORES na CONTA dos APOSENTADOS
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!