Com frequência, os processos de concessão de benefícios previdenciários acabam se estendendo além do necessário devido a inconsistências nos dados ou nos documentos dos segurados. Esse é um problema que pode ser resolvido de maneira simples, porém muitas pessoas desconhecem os procedimentos para atualizar suas contribuições para aposentadoria junto ao INSS.
A simples atualização de informações no Cadastro Nacional de Informações Sociais pode evitar atrasos nos pedidos de aposentadoria, assim como em outros benefícios do INSS. Por isso, é fundamental que os trabalhadores compreendam como realizar esse processo. Continue lendo para conhecer o passo a passo completo da atualização das contribuições.
O que é o Cadastro Nacional de Informações Sociais?
Para agilizar o processo de concessão dos benefícios do INSS é necessário manter os dados sempre atualizados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Ele é um sistema do Instituto Nacional do Seguro Social responsável por coletar e armazenar informações de empregadores e empregados. Nesse sistema, é possível encontrar todos os dados de vínculos trabalhistas desde 1976.
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Dentre essas informações, estão os vínculos, as remunerações mensais e os recolhimentos de contribuição ao INSS. São esses dados que servem de base para o cálculo da aposentadoria, por isso precisam estar atualizados. Assim, a Previdência Social pode ter acesso a todas as informações que necessita para fazer o processo.
Portanto, o CNIS apresenta um histórico fiel dos vínculos empregatícios e previdenciários de um contribuinte que pode ser consultado pelo cidadão através do Meu INSS. Para isso, basta baixar o app ou acessar o site, fazer o login com usuário e senha do Gov.br e clicar em “Do que você precisa?”.
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Depois disso, digite “extrato de contribuição” e, por fim, clique em “Baixar PDF”. Assim, o contribuinte poderá analisar os dados que constam no extrato e verificar se falta alguma informação antes de solicitar qualquer tipo de benefício do INSS, em especial a aposentadoria e a pensão por morte. Isso porque esses dados são determinantes para isso.
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Como atualizar contribuições para aposentadoria do INSS?
Caso o contribuinte perceba que existe inconsistência entre as informações da carteira de trabalho física ou digital e o Cadastro Nacional de Informações Sociais, é necessário fazer a atualização do documento. Essa regularização pode fazer muita diferença no pedido de concessão de benefícios previdenciários.
Mas, afinal, como atualizar contribuições para aposentadoria do INSS? Para fazer esse processo existem dois caminhos. O primeiro é ligar na central de atendimento do INSS pelo número 135. Esse serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. É importante não esquecer de estar com a documentação necessária para a atualização em mãos.
Outra forma de atualizar as informações no CNIS é comparecer pessoalmente na agência do INSS mais próxima da casa do contribuinte. Para isso, basta juntar toda a documentação comprobatória dos vínculos trabalhistas que faltam no cadastro e se encaminhar até o INSS. O horário de atendimento é das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. Vale destacar que é possível agendar a visita por meio do Meu INSS ou do telefone 135.
Essa solicitação de atualização poderá ser acompanhada pelo Meu INSS, bem como o órgão pode enviar notificações através dele para informar a necessidade de enviar documentos específicos para complementar a análise. Essa documentação poderá ser enviada pelo próprio aplicativo ou pessoalmente em uma agência do INSS.
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