Quem recebe a aposentadoria por invalidez pode aumentar o valor do pagamento. Mas quem ainda não recebe, também tem essa alternativa.
E se você soubesse que é possível, de alguma maneira, aumentar o valor da sua aposentadoria?
Existem alguns recursos que podem ser utilizados para que o valor pago aumente. Mas como? Entenda como elevar a aposentadoria por invalidez.
Formas de aumentar a aposentadoria por invalidez
Há diversas maneiras de aumentar o valor da aposentadoria por invalidez. Algumas delas já estavam consolidadas antes da Reforma da Previdência, de 2019. Normalmente, a principal forma de aumentar o pagamento é solicitando a revisão no INSS.
Contudo, para isso é necessário entender qual é a situação que envolve as suas condições de aposentadoria, como, por exemplo, a época da solicitação. Portanto, veja algumas opções:
Leia mais: STF autoriza aumento de aposentadoria: Saiba como essa decisão pode beneficiar você!
Período de atividade insalubre ou perigosa
No Brasil, quem realiza trabalhos com atividades insalubres ou perigosas é apto à aposentadoria especial. Afinal, os trabalhos perigosos ou insalubres expõem os profissionais ao risco.
A aposentadoria especial tem algumas profissões já consideradas como insalubres por decisões antigas (decretos 53.831/64 e 83.080/79). Portanto, se você já trabalhou até 1995 em alguma dessas profissões já definidas pela lei, tem então o direito a ela.
Mas se a sua profissão insalubre ou perigosa não estiver na lista definida pela legislação, você deverá comprovar que a atividade é especial apresentando o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e outros documentos.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Reajuste de 9% do auxílio-doença para a aposentadoria por invalidez
Na maioria das vezes, quando o trabalhador solicita a aposentadoria por invalidez, o INSS concede o auxílio-doença. Mas depois o auxílio é convertido para aposentadoria por invalidez.
A grande diferença entre os dois benefícios é que o auxílio-doença considera 91% da média dos salários de contribuição, todavia, a aposentadoria por invalidez considera 100%. Portanto, é possível recorrer à justiça quando você recebeu apenas auxílio-doença, mesmo já incapaz.
Leia mais: Calendário de pagamento do PIS/PASEP 2023 é divulgado: Confira as datas!
Revisão do Buraco Negro
Desde a assinatura da Constituição Federal de 1988 até a criação da Lei do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), em 1991, grande parte dos benefícios previdenciários eram calculados incorretamente. Portanto, as pessoas que receberam aposentadoria entre 05/10/1988 e 05/04/1991 devem ter o seu benefício revisado, com a inflação correta.
A revisão foi feita de forma automática pelo INSS. Porém, em alguns casos, não. Nesse caso, solicite a chamada Revisão do Buraco Negro para que o seu benefício seja corrigido. Não existe nenhum prazo para entrar com este pedido.
Revisão com base no reajuste do salário mínimo
Realiza-se a revisão pelos segurados que receberam o seu benefício a partir de 01/03/1994. Mas que tiveram os salários de contribuição anteriores a março de 1994 em seu Período Básico de Cálculo. Portanto, o recálculo da Renda Mensal Inicial (RMI).
Inclusão de recolhimentos atrasados
Os trabalhadores autônomos ou empresários que deixaram de contribuir ao INSS por alguns períodos, mesmo exercendo atividades remuneradas, podem realizar um cálculo para verificar a possibilidade de solicitação do recolhimento em atraso. Portanto, em caso de positivo, você poderá antecipar a sua aposentadoria e até mesmo aumentar o valor da mesma.
Leia mais: Pagamento 13º salário INSS antecipado e Aumento do salário mínimo
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!