A possibilidade de conseguir dinheiro rápido e fácil, e pagar de forma prática depois é a vontade de muitos brasileiros. Para aposentados e pensionistas do INSS, isso é possível com a modalidade que garante um empréstimo com condições significativamente melhores que o crédito pessoal. E isso pode ficar melhor ainda, com a intenção do governo de reduzir a taxa de juros para esses aposentados.
Confira a seguir o que deve mudar nos empréstimos do INSS nos próximos meses.
O empréstimo consignado do INSS
Primeiramente, você deve entender como funciona o empréstimo do INSS. Essa modalidade existe para beneficiários (aposentados e pensionistas) como forma de conseguir dinheiro em situações urgentes ou de apuros, e o pagamento posterior é descontado automaticament do seu salário/benefício. Por isso, é um empréstimo consignado.
Assim, a proposta é ser uma forma de empréstimo mais prática e segura para todos os envolvidos, já que existe a garantia de pagamento dos beneficiários, e também por ser uma forma mais barata de conseguir dinheiro, já que o valor liberado depende do salário de quem o solicita. Dessa forma, os valores a serem descontados serão proporcionais aos valores da renda mensal do aposentado.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Redução de juros
Recentemente, o atual ministro da Previdência, Carlos Lupi, expressou a intenção do Governo Federal em reduzir a taxa de juros dessa modalidade de empréstimos do INSS. No momento, as taxas de juros são de 2,14% ao mês. Embora não tenha sido declarado um valor estimado para a nova porcentagem, o ministro confirma que irá propor a mudança, e que ela deve ser implementada.
Leia mais: Veja como você pode dar entrada no seu seguro-desemprego em 2023; Confira passo a passo
O Conselho Nacional da Previdência Social deve discutir a mudança no mês de março. Atualmente, são mais de 14 milhões de brasileiros com contratos de empréstimos ativos no INSS.
Uso de biometria
Por fim, outra novidade que está por vir para o empréstimo consignado do INSS é a implementação do uso de biometria facial para concessão dos valores. Até o mês de abril de 2023, todos os bancos deverão adaptar seus processos de empréstimos.
Leia mais: Quem tem direito ao auxílio-reclusão em 2023. Veja o passo a passo para solicitar
Isso servirá para garantir uma forma de assinatura a distância para os beneficiários que buscam esse dinheiro. É uma forma rápida e segura de finalizar a solicitação, e já pode ser encontrada em alguns bancos que fizeram a mudança nos últimos meses.
Os empréstimos consignados do INSS seguem funcionando normalmente, apesar das alterações em curso, e podem ser solicitados por beneficiários.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!