Confira agora! Saiba como verificar o tempo para aposentadoria que você tem ou precisa cumprir para solicitar o benefício previdenciário:
Descobrir quanto tempo falta para solicitar sua aposentadoria é um questionamento frequente realizado pelos segurados do INSS. Mas, não há apenas uma resposta para isso, pois caso é único. Pensando nisso elaboramos essa matéria para que você descubra qual é a sua situação. Continue acompanhando!
Como sei o tempo que falta para solicitar minha aposentadoria?
A análise do tempo que falta para o segurado se aposentar, precisa ser feita individualmente. Pois há uma série de fatores que precisam ser observados como, por exemplo, tempo de contribuição de cada segurado. Além disso, saber se você se encaixa ou não nas regras de transição que chegaram com a Reforma da Previdência de 2019.
Leia mais: Oficial: Pagamento Do Empréstimo Auxílio Brasil Vai Atrasar
Nesse sentido, as regras de transição são aplicáveis aos segurados que possuíam o direito adquirido antes da Reforma da Previdência. Contudo, por algum motivo ainda não solicitou sua aposentadoria, para isso ele precisa saber também o tempo que possui de contribuições junto ao INSS, por exemplo.
Os que se encaixam nas regras de transição, acabam tendo algumas vantagens no cálculo da aposentadoria, não precisando em certos casos ter uma idade mínima e sem se encaixar em regras mais severas que foram impostas.
Leia mais: INSS: Meu Benefício Foi Negado; O Que Fazer?
Entretanto, os segurados que estavam perto de solicitar sua aposentadoria pelas regras vigentes antes da reforma, possuem regras de transição que podem lhe ajudar a conseguir quanto antes o seu benefício previdenciário. Entre elas, está uma exclusiva para os casos de atividade especial como os dentistas, médicos, frentistas, metalúrgicos, entre outros. Portanto, reflete no tempo que precisam cumprir nos requisitos exigidos pelo INSS para conceder sua aposentadoria.
Quais as regras de transição para aposentadoria em 2022?

Em seguida, você confere as regras de transição para 2022 e o tempo relacionado a sua aposentadoria. Veja:
Leia mais: Aumento No Salário Mínimo 2023 É Para Todos? Entenda O Que Muda Nos Benefícios Do INSS
Regra por idade progressiva: nesse caso a idade mínima do segurado aumenta 6 meses a cada ano. Assim, neste ano, os homens precisam ter 62 anos e 6 meses e o tempo de contribuição para a aposentadoria é exigido 35 anos. Já as mulheres, 57 anos e 6 meses e ainda 30 anos de contribuição junto ao INSS.
Regra por idade mínima: beneficia especialmente os segurados que já contribuíam para a Autarquia antes da reforma da previdência. Portanto, homens precisam ter 65 anos e 15 anos de contribuição. As mulheres para a sua aposentadoria precisam ter, em 2022, 61 anos e 6 meses e 15 anos a título de tempo de contribuição.
Leia mais: SAIU Para Todo Brasil – Suspensão Dos Empréstimos 180 Dias
Regra por pontos: para saber os pontos que você possui, você deve somar seu tempo de contribuição e sua idade. As mulheres nessa regra de transição, em 2022, precisam ter 89 pontos e 30 anos de contribuição, aumentando 1 ponto por ano até chegar a 100 pontos. Contudo, os homens precisa somar 99 pontos e ter 35 anos de contribuição para solicitar sua aposentadoria por essa regra.
Regra pedágio 50%: nesse caso, a mulher precisava ter tempo de contribuição de 28 anos até o dia 13/11/2019, devendo cumprir o pedágio até atingir 30 anos. No entanto, os homens precisavam ter antes 33 anos e agora precisam chegar a 35 anos.
Leia mais: Empréstimo Consignado INSS: Entenda Como Conseguir As Menores Taxas De Juros
Regra pedágio 100%: mulheres precisam ter 57 anos e homens 60 anos, assim precisando cumprir o tempo em dobro do que restava para solicitar sua aposentadoria.
Leia mais: Carta De Concessão Do INSS: Veja Como Funciona
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!