O empréstimo consignado tem vantagens tanto para quem toma o crédito quanto para quem o concede. Uma das principais vantagens é a facilidade da operação, levando em conta que a parcela será descontada na folha de pagamento.
Enquanto a pandemia acontecia o governo federal autorizou o aumento na porcentagem de comprometimento do salário com o empréstimo por tempo determinado.
O crédito consignado é geralmente utilizado por servidores e empregados públicos, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) para conseguir dinheiro extra para pagar contas, quitar dívida de cartão de crédito ou realizar a compra de um bens pessoais como por exemplo:
- Carro
- Casa
- Quitar dívidas
A ideia de aumentar essa a porcentagem do salário apto a ser comprometido foi gerada com as informações estatísticas do Banco Central do Brasil que mostravam que a taxa média de juros do crédito consignado para beneficiários do INSS era de 1,6% ao mês e, para o crédito pessoal sem consignação, era de 5,1% ao mês.
Leia em seguida: Não declarou seu Imposto de Renda? Veja o que fazer
Mas como começou a lei do Empréstimo consignado?
A lei do empréstimo consignado surgiu como uma Medida provisória em 2020 e depois foi instituída pela lei 14.131 em 2021. A principio a ideia era aumentar o crédito consignado dos titulares de aposentados de 35% para 40%. E assim o crédito consignado foi para 35% e o limite de 5% para o cartão de crédito foi mantido.
Com mais facilidade veio mais riscos!
Esse tipo de crédito trouxe uma facilidade para o beneficiário tanto na hora de contratar quanto na hora de pagar. Essa facilidade acabou gerando alguns riscos de segurança.
O Procon-SP registrou um aumento de 156% nos empréstimos consignados não autorizados no primeiro semestre de 2021 em comparação com o mesmo período no ano anterior.
O que fazer caso eu não tenha solicitado o empréstimo?
Os aposentados e pensionistas do INSS que perceberem algum tipo de fraude utilizando o seu CPF e nome, deve entrar em contato com o banco ou instituição na qual o mesmo contratou.
É bom lembrar que o aposentado deve abrir também um protocolo oficial de suspensão e cancelamento do valor das parcelas.
Anote esse número do protocolo, pois com esse documento você irá fazer um registro de um boletim de ocorrência em uma delegacia de polícia. Ter o máximo de documentos oficiais possíveis para provar a fraude é a melhor alternativa.
Com essas informações sobre o empréstimo consignado você pode ter os cuidados certo na hora de contra o seu empréstimo.
Gostou do conteúdo? Então:
Receba então nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
ENTÃO CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!
EM SEGUIDA CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
DICA EXTRA: Tenha todas as informações sobre Empréstimo Consignado de forma rápida e sem precisar ler as notícias: clique aqui e se inscreva ou então se preferir, assista!
VEJA TAMBÉM
Surpresa: Salário mínimo vai subir – Veja os novos valores
PÉSSIMA NOTÍCIA! FIM DA MARGEM DOS CONSIGNADOS?
QUEM TEM DIREITO AOS VALORES ESQUECIDOS?
Projeto de Lei quer disponibilizar R$20.000 a beneficiários? Entenda aqui