O empréstimo consignado está presente na vida de muitos aposentados e pensionistas do INSS. Entretanto, o mesmo é normalmente contratado em situação de vulnerabilidade ou devido à alguma urgência do momento. Dessa forma muitas pessoas acabam se arrependendo e não tendo mais condições de continuar com aquele desconto de parcelas tão indesejado. Dessa forma veja como solicitar a suspensão do empréstimo consignado.
Empréstimo consignado INSS
Por uma série de razões, é possível que, após contratar o consignado, a pessoa precise deixar de pagar as parcelas do empréstimo, seja por tempo determinado ou definitivo. Para isso, é de suma importância saber quais as opções disponíveis legais para deixar de pagar o empréstimo consignado.
Leia em seguida: Saiu Agora: INSS Promete Duas Parcelas De R$ 660 Para Aposentados E Pensionistas
Tanto beneficiários do INSS, bem como servidores públicos de todas as esferas possuem alternativas para excluírem do orçamento familiar as parcelas do empréstimo consignado.
Em contrapartida, o Instituto Nacional de Seguro Social incluiu em norma as situações previstas para a interrupção do desconto dos respectivos empréstimos.
Em primeiro lugar, é importante mencionar que o empréstimo consignado é, no momento, uma das melhores alternativas de crédito pessoal para os consumidores que tem direito ao empréstimo via consignação em folha de pagamento.
Isso porque, em razão do baixo risco de inadimplência, as instituições financeiras colocam taxas de juros significativamente menores quando comparadas com outras linhas de crédito, como por exemplo, cheque especial, cartão de crédito e até mesmo o próprio empréstimo pessoal.
Outra vantagem do empréstimo consignado, é em relação ao teto de comprometimento com o crédito. Ou seja, existe uma porcentagem pré-determinada de quanto cada beneficiário pode usufruir em parcelas de empréstimo. Hoje cada segurado pode comprometer até 45% da sua renda.
Esses 45% são divididos da seguinte maneira: 35% para empréstimo consignado, 5% para cartão consignado e 5% para o novo cartão benefício.
É possível deixar de pagar o consignado?
Apesar das inúmeras vantagens do empréstimo consignado, sabe-se que muitas vezes a situação fica complicada e acaba sendo difícil manter uma família com o salário que sobra após o pagamento automático das parcelas do empréstimo. Dessa forma, muitos aposentados e demais beneficiários vão em busca de opções para suspender as parcelas do consignado. De acordo com a legislação existe pelo menos 5 situações onde as pessoas podem deixar de pagar. Veja quais são elas:
Leia em seguida: Veja Agora: Cartão De Crédito Para BPC É Liberado? Confira
Formas de interromper o consignado:
1- Desistência da operação de empréstimo consignado.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, existe uma especificação onde prevê o chamado “direito ao arrependimento”. Dessa forma o cliente tem direito de se arrepender no prazo de 7 dias a contar do dia da sua assinatura, sem custo nenhum.
Leia em seguida: Saiu Agora: Pagamento Extra Do Bolsa Família É Suspenso? Entenda
2- Cancelamento por fraude
Nos últimos tempos muitas fraudes estão sendo cometidas. O que inclui golpes com benefícios do INSS. Dessa forma, muitos aposentados podem se deparar com desconto indevido na sua folha de pagamento, sem sua autorização.
3- Carência do consignado
A carência do consignado não é uma opção disponível para todos os bancos. Contudo, os bancos que ofertam essa opção, o tomador do empréstimo pode ter o pagamento da primeira parcela adiado.
4- Quitação antecipada
Muitas beneficiários não possuem conhecimento, mas existe a quitação antecipada do empréstimo consignado. Ou seja, você paga todas elas, antes do vencimento, e assim se livra das parcelas, e o saldo da dívida é amortizado.
Não é cobrada nenhuma taxa extra para a quitação.
5- Falecimento do titular da dívida
Caso o titular da dívida venha a falecer, o valor pode ser quitado pelo espólio, herança ou seguro prestamista. Contudo, os familiares ou herdeiros podem recorrer à Justiça.
Leia em seguida: Surpresa: Confira Mais Uma Nova Modalidade De Saque Do FGTS; Veja O Que Mudou
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também:
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!