Muitas das vezes, ao realizar a contratação de um empréstimo consignado, o beneficiário pode acabar se arrependendo da decisão. Porém, há casos em que o beneficiário foi vítima de golpe de um empréstimo não solicitado.
Essa prática abusiva infelizmente cresceu potencialmente de 2021 pra cá, sobretudo entre os aposentados, sendo um dos principais motivos de reclamações em relação às instituições financeiras.
Porém, fique tranquilo, pois isso tem solução! Confira a seguir.
O que é empréstimo consignado?
O empréstimo consignado é um das formas de obter crédito rápido mais usada entre os aposentados, por oferecer vantagens que nenhuma outra linha de crédito oferece. O mesmo é muito usado entre:
- Servidores públicos;
- Aposentados e pensionistas do INSS;
- Empregados de empresas privadas conveniadas a instituições financeiras e;
- Empregado com saldo de FGTS (Fundo de garantia por tempo de serviço).
Este é muito popular, pois as parcelas são descontadas direto da folha de pagamento dos beneficiários, reduzindo os riscos de inadimplência, que contribuem para redução das taxas de juros e aumento nos prazos de pagamento.
O grande problema é que, devido à certeza de pagamento do valor, uma onde crescente de empréstimos consignados não solicitados vem assolando os beneficiários da previdência social, que não tem a mínima ideia de como resolver essa situação.
Como ocorrem os empréstimos não solicitados?
Após a evolução da tecnologia, hoje em dia contratar um empréstimo não demanda mais a necessidade de assinar um contrato. Assim, é possível realizar a contratação do mesmo por telefone, caixa eletrônico ou aplicativos, o que facilita a ocorrência de golpes.
Ademais, temos o problema crescente de vazamento de dados, que nenhuma instituição nunca sabe como acontece. O golpe ocorre também em refinanciamentos de crédito, sem o consentimento do consumidor, onde a instituição decide fazer um novo empréstimo com prazo e juros mais altos.
Portanto, se não tiver atenção aos depósitos em sua conta bancária e nos descontos no contracheque, é fácil cair em golpe.
O que fazer para cancelar o empréstimo consignado não solicitado?
- Contate diretamente a instituição financeira e anote o número do protocolo: Apesar de ser difícil de resolver amigavelmente é importante fazer esta tentativa e deixar tudo registrado.
- Se foi depositado um valor na sua conta bancária não gaste!
- Abra uma reclamação no site www.consumidor.gov.br.
- Busque seus direitos na Justiça: Se não conseguiu resolver amigavelmente, procure um advogado que atue na área bancária.
Quais direitos podem ser requeridos judicialmente?
Suspensão imediata dos descontos
Após a devolução dos montantes em sua conta (Caso houver), você demonstra ao juiz boa-fé, e facilita a suspensão imediata dos descontos na sua folha de pagamento.
Devolução dos valores descontados indevidamente
No fim do processo, os valores descontados indevidamente retornarão a conta, e se ficar comprovada a má-fé da instituição financeira é possível conseguir a devolução em dobro.
Indenização por danos morais
Por fim, se comprovada a falha da segurança da instituição bancária, há casos em que é possível conseguir indenização por danos morais. A quantia vai depender da situação de cada um, e do entendimento do juiz, no Tribunal de Justiça de Santa Catarina este valor tem chegado em até R$ 10.000,00.