O empréstimo consignado nada mais é que uma forma de crédito em que o valor das parcelas é descontado de forma direta na folha de pagamento do beneficiário do INSS. Porém existe um limite máximo de desconto, o que chamamos de margem consignável.
Até ano passado a margem para empréstimo era de 35%, mas era somente uma medida provisória, tendo seu prazo final em dezembro de 2021.
Leia em seguida:Aumento de margem para aposentados e pensionistas termina no próximo mês; Confira
Vai ter aumento de margem do consignado em 2022?
O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) disse que defendeu, junto ao presidente Jair Bolsonaro, a prorrogação do limite adicional de 5% da margem para o consignado.
Ele também diz que, com a permanência da crise e do elevado grau de endividamento das famílias, elas acabem procurando um empréstimos com juros altos para suprir suas despesas.
Leia em seguida:APOSENTADORIA POR IDADE EM 2022 NOVOS VALORES!
Nova margem de 35%
O deputado Capitão Alberto Neto, falou em uma entrevista que a origem da margem emergencial em 2021, fez uma emenda na PL 4.188/2021 para que o aumento de 5% da margem fosse definitivo, levando em conta que o país ainda está em crise por conta da pandemia.
Se aprovada, a margem consignável passa a ser 35% para o empréstimo consignado, mantendo outros 5% para o cartão consignado.
E a margem de 45%, vai ter?
A PL 1.1973/2020 diz que a margem consignável seja de 45%, mas por um tempo limitado e somente durante a pandemia da Covid-19.
Se tiver esse aumento de 10%, a margem para o empréstimo consignado seria de 40%, mantendo com os mesmos 5% para o cartão consignado.
Atualmente o projeto aguarda parecer na Comissão de Direitos dos Idosos na Câmara e ainda faltam várias outras etapas a serem cumpridas antes da liberação.
Margem social do consignado
Existe um Projeto de Lei que já foi liberada na Câmara dos Deputados que prevê a uma margem social para consignados de R$20 mil para segurados do INSS.
Essa proposta do PL nº 4732 tem como ideia ajudar beneficiários do INSS e mexer a economia.
Quando vai ser o aumento da margem consignável?
As propostas que visam o aumento da margem consignável segue em analise no Congresso Nacional. A previsão é que a decisão final oficial seja feita ainda em 2022, já que as propostas querem ajudar nos impactos causados pela crise do Covid-19.
Portanto fique atento as notícias para saber exatamente o que está acontecendo na política brasileira!
Gostou das informações sobre a margem consignável? Então:
Leia em seguida: PROVA de VIDA 2022: Confira como irá funcionar para todos do INSS?
Receba então nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
ENTÃO CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!
EM SEGUIDA CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
Dica extra: tenha todas as informações sobre Abono natalino de forma rápida e sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!