Descubra qual a diferença entre empréstimo e financiamento e quais as vantagens de contratar cada um dos serviços. Confira mais informações aqui:
Entre as dúvidas dos que buscam a contratação de um crédito, está em saber se existe diferença entre os empréstimo e financiamento. Pensando nisso, preparamos essa matéria especialmente para você ficar por dentro das informações.
Portanto, siga acompanhando e saiba qual a diferença entre empréstimo e financiamento!
Quais as vantagens de fazer um financiamento ou empréstimo?

Ao contratar o financiamento, uma empresa, por exemplo, pode barganhar com a instituição financeira na hora de apresentar o projeto, contando com baixa taxa de juros. No entanto, não há liquidez imediata e pode demorar para ser aprovado.
Leia mais: INSS: Principais Dúvidas Sobre Aposentadoria; Confira
Em relação às vantagens de contratação de um empréstimo, está a facilidade em receber o recurso, podendo em algumas instituições financeiras os negativados terem acesso ao serviço. Mas, possui riscos como taxa de juros elevadas.
O que é mais barato empréstimo ou financiamento?
A contratação de um financiamento é buscada por aqueles que desejam comprar algum bem, mas não possuem todo o dinheiro para fazer o pagamento integral e à vista. Portanto, procuram uma instituição financeira ou bancos, que irá pagar o valor total financiado ao vendedor e após cobrar do comprado. Mas claro, com acréscimo de juros e outras taxas adicionais.
Leia mais: Calculadora De Aposentadoria: Entenda Como Simular O Valor Do Seu Benefício
Nesse sentido, essa modalidade de crédito vai estar a disposição daqueles que possuem um bem para compra com previsão em contrato, devendo o dinheiro ser usado exclusivamente para o fim mencionado.
Já o empréstimo consignado ou crédito consignado, é a modalidade mais vantajosa do mercado. Isso porque, por estar disponível, por exemplo, para os aposentados e pensionistas contratarem, com o desconto direto na folha de pagamento do contratante, os bancos liberam valores maiores para contratação.
Leia mais: Bolsonaro Promete Injetar Mais R$52,6 Bilhões Na Economia Com Manutenção Do Auxílio Brasil Em R$600
Além disso, sua taxa de juros mensais fica em torno de 2,14%, podendo o parcelamento do valor contratado ser feito em até 84 vezes. Atualmente, os contratantes desse serviço, como os aposentados e pensionistas, podem comprometer até 35% da sua renda mensal com a contratação de empréstimos consignados.
Para que serve o financiamento?
O financiamento serve para facilitar as compras de bens com alto valor e a pessoa não possui todo o dinheiro para pagamento à vista. Entretanto, precisa ter definição anterior no contrato do bem que se pretende adquirir.
Leia mais: Empréstimo No Novo Cartão Benefício Tem Data Para Ser Liberado
É melhor fazer um financiamento ou empréstimo consignado?
Cada caso precisa ser analisado na sua particularidade. Mas, no momento, a modalidade de crédito mais vantajosa e procurada no mercado é o empréstimo consignado, por ter a menor taxa de juros e o risco de inadimplência ser mínimo, devido ao desconto em folho, os bancos liberam bons valores para contratação.
Leia mais: Surpresa No Extrato Do INSS: Grande Novidade Está Chegando
Além de, haver um limite designado como margem consignável para contratação desse serviço, para inibir o endividamento do contratante. Por isso a importância de saber qual a diferença entre empréstimo e financiamento. Sendo assim, faça uma avaliação prévia dos prós e contras de contratar o serviço e qual a finalidade que você busca. Garantindo o melhor meio para você realizar um sonho de comprar um carro, por exemplo.
Leia mais: Banco Central Libera Nova Consulta Dos Valores A Receber? Confira
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!