Na última terça-feira (8) a Caixa Econômica Federal (CEF) começou a depositar nas contas dos mais de 23 milhões de trabalhadores, o valor referente ao abono do PIS/PASEP 2022. Após um longo tempo de espera, os trabalhadores de carteira assinada em 2020 têm a confirmação que os 4 saques cairão durante os meses de fevereiro e março. O prazo está de acordo com o calendário que o governo confirmou juntamente com a CEF, após o adiamento do ano passado.
Leia mais: INSS divulga calendário de ABONO EXTRA!
Como já é de costume, o PIS/PASEP estará disponível para todos os brasileiros que exerceram suas atividades profissionais sob as normas da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Além disso, neste ano serão 23 milhões beneficiados, a grande maioria sendo do setor privado. No entanto, as pessoas desconhecem os 4 saques do PIS/PASEP, então vamos te explicar como vai funcionar.
4 saques do PIS/PASEP 2022
Desde que surgiu, o abono PIS/PASEP está disponível todos os anos para os cidadãos brasileiros que trabalharam pelo menos 30 dias com carteira assinada. Agora em 2022, são 23 milhões de trabalhadores que terão direito ao abono salarial, deste total, 22 milhões pertencem à iniciativa privada e 1 milhão são funcionários públicos. Vale lembrar que o pagamento do abono é feito pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil para esses dois grupos respectivamente.
Os saques serão em quatro parcelas, duas referentes ao Programa de Integração Social (PIS) e outras duas referentes ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP). No entanto, é necessário ficar atento às condições necessárias para receber o PIS/PASEP agora em 2022 e todos os anos futuros. São elas:
- Ter cadastro no programa PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
- Trabalhar para empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP);
- Ter recebido, em média, até 2 salários mínimos de remuneração mensal no ano-base considerado para o pagamento;
- Ter exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias no ano-base considerado para o pagamento;
- Ter os dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no eSocial.
Sendo assim, para confirmar se você está dentro da folha de pagamento desse benefício, o trabalhador pode entrar no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Além disso, também está disponível para consulta no portal Rais. Basta preencher com o número de inscrição do PIS/PASEP.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Vale lembrar que mesmo cumprindo as condições acima, os profissionais seguintes não têm direito ao pis/pasep:
- empregados domésticos
- trabalhadores rurais empregados por pessoa física
- trabalhadores urbanos empregados por pessoa física
- trabalhadores empregados por pessoa física equiparada a jurídica
Quanto eu vou receber?
A boa notícia é que para 2022 o abono salarial aumentou. Isso porque os valores do PIS/PASEP tem como base o salário mínimo, que subiu de R$1.100,00 para R$1.212,00.
Sendo assim, os trabalhadores vão receber as parcelas de acordo com os meses que trabalharam em 2020. Veja a tabela a seguir:

Leia mais: Entenda o que é o 14º salário
Gostou das informações? Compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações: