Existem várias formas de investir, cada um com suas características únicas. Alguns mais seguros, outros mais rentáveis. No entanto nem todas trarão tudo o que seu perfil financeiro pede.
Pensando dessa forma, é muito importante que você conheça as melhores tipos de investimentos. Desse modo é possível investir de forma consciente, com menos riscos e maximizando o lucro.
Aprenda abaixo os 3 tipos de investimentos mais populares e seguros.
Quais são os tipos de investimentos financeiro?
Primeiramente é importante lembrar que para investir é necessário muito estudo, caso não queira perder dinheiro. Levando isso em conta, é importante entender as categorias de investimentos.
1.Renda fixa
Todo e qualquer investimento que é possível ter uma previsibilidade boa do retorno. Desse modo, os investimentos dessa classe são considerados os mais seguros.
Na renda fixa existem dois exemplos de investimentos:
Os prefixados que tem uma taxa de rentabilidade fixa e que é definido no momento em que o investimento é efetuado, sabendo assim exatamente quanto ele vai render.
E os pós-fixados que tem algum contato com índices. (geralmente ligado ao CDI, á Selic ou ao IPCA.
Nos dois casos, esses investimentos serão títulos de crédito enviado por organizações como por exemplo o Governo, bancos e financeiras. No momento em que é efetivado a compra dos ativos, o cliente estará emprestando o dinheiro à organização.
Logo, se o seu perfil de investidor procura algo mais estável e com poucos riscos, essa é uma ótima opção.
2.Renda variável
A renda variável tem oscilações difíceis oque torna difícil prever diversas variáveis. ainda mais nesse caso que é possível que o investimento performe bem ou gere prejuízos.
Porém, por conta desses ativos terem mais riscos, isso gera uma rentabilidade maior que as da renda fixa. Essa é basicamente uma lei do mercado, quanto maior a possibilidade de lucro, maior os riscos.
Os 3 tipos de investimentos financeiros
Dentro da renda fixa existem tipos de investimentos que podem ter mais riscos, porém isso não significa que eles são incertos.
Veja abaixo 3 tipos de investimentos que são bem seguros dentro da renda fixa. Ou seja, uma ótima forma de começar a investir.
1.Tesouro Direto
O Tesouro direto seria equivalente a nova poupança. Pois é tão seguro quanto a poupança, mas tem a vantagem da rentabilidade ser muito superior.
Esse Tesouro Direto é emitido pelo Governo, por esse motivo se torna uma alternativa tão segura, mas caso você não queira correr algum risco de precisar desse dinheiro e não ter ele em mãos, o melhor tipo para você seria o Tesouro Selic.
2. CDB
O Certificado de Depósito Bancário ou CDB é uma outra forma popular de renda fixa. Como no Tesouro direto, existem inúmeros tipos, como por exemplo:
- Indexados ao CDI
- Indexados ao IPCA
- Prefixados
Em caso do banco falir, então é garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito o valor total do CDB. Mas vale lembrar que o FGC só garante ate R$250.000 por CPF. Ou seja, evite aplicar tudo em um banco só.
3.LCI e LCA
As Letras de Crédito Imobiliárias e Letras de Crédito do Agronegócio são outras duas formas muito boas de renda fixa.
Elas também tem a garantia do FGC, porém o maior diferencial é que esse tipo de investimento é isento de Imposto de Renda.
Por outro lado esse ativo tem duas grande desvantagem em relação aos outros:
- Prazos de a partir de 180 dias
- Investimento inicial mais alto
Gostou do post? Então
ENTÃO CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!
EM SEGUIDA CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
Veja Também:
Como investir e aproveitar os dois digitos atuais da taxa SELIC: saiba aqui
Os 5 primeiros passos para começar a investir agora!
Acaba de sair notícia triste para os aposentados do INSS
Abono natalino para mais um grupo nessa terça! Veja quem recebe