Você sabia que o azeite pode reduzir o risco de Alzheimer? O produto é apontado como um exemplo de um superalimento que ajuda a viver mais quando consumido como parte de uma dieta saudável. Todavia, um novo estudo sugere que o produto também reduz o risco de morte por demência.
Pesquisadores de Harvard, nos Estados Unidos, apontam que o consumo do azeite no lugar de margarina e maionese, por exemplo, pode diminuir os riscos de óbito por demência. Porém, para chegar a essa conclusão, levaram-se em conta os registros de mortes de mais de 90 mil pessoas nos EUA ao longo de três décadas. Do total, 4.789 foram óbitos causados pela demência.
A doença inclui uma série de condições que afetam a memória e outras habilidades mentais o suficiente para interferir na vida diária. As condições são causadas por alterações físicas no cérebro. Veja mais sobre o estudo que diz que o azeite pode reduzir o risco de Alzheimer.
Azeite pode reduzir o risco de Alzheimer – o que diz o estudo?
Os cientistas descobriram que quem consome mais de meia colher de sopa de azeite por dia têm um risco 28% menor de morrer de demência. A comparação foi em relação a quem nunca ou ingere raramente o produto.
Mas o estudo também mostrou como a substituição de uma única colher de chá de margarina ou maionese por azeite de oliva faz efeito. Contudo, a troca deve ser diária e proporciona um menor risco de morrer de demência entre 8% e 14%.
Leia mais: VEJA AGORA: INSS Libera R$ 1973 para Aposentados e Pensionistas, Saiba Como Acessar!
Segundo Anne Tessier, pós-doutoranda da Harvard TH Chan School of Public Health, o estudo reforça as diretrizes dietéticas que aconselham óleos vegetais, como o azeite de oliva. Portanto, sugere que essas recomendações não apenas apoiam a saúde do coração, mas potencialmente a saúde do cérebro também.
CLIQUE AQUI e receba as Principais Notícias do BLOG JOÃO FINANCEIRA pelo WhatsApp
Outros benefícios do azeite de oliva
Pesquisas anteriores sugeriram que as pessoas que usam azeite de oliva em vez de gorduras processadas ou animais tendem a ter dietas mais saudáveis. A consequência são resultados de saúde potencialmente melhor.
Há estudos ainda que ligam a maior ingestão de azeite com um menor risco de doenças cardíacas.
Leia mais: INSS Obriga Suspensão dos Consignados por 180 Dias – Entenda a Instrução Normativa Publicada
No entanto, esse novo trabalho dos pesquisadores indica que o azeite de oliva tem propriedades que são exclusivamente benéficas para a saúde do cérebro.
Alguns compostos antioxidantes no azeite de oliva podem atravessar a barreira hematoencefálica, tendo um efeito direto no cérebro. Mas o azeite de oliva tem um efeito indireto na saúde do cérebro, beneficiando a saúde cardiovascular.
Contudo, vale destacar que a pesquisa ainda está na fase observacional. Portanto, não há comprovação de que o azeite pode reduzir o risco de Alzheimer.
Isso porque mais pesquisas serão necessárias para confirmar ou não o efeito. Todavia, tudo indica que o consumo do azeite de oliva é, no mínimo, benéfico à saúde.
O que é a doença de Alzheimer?
A doença de Alzheimer provoca progressiva deterioração das funções cerebrais. Dentre elas, podemos citar a perda de memória, da linguagem, da razão e da habilidade de cuidar de si próprio.
Cerca de 10% das pessoas com mais de 65 anos e 25% com mais de 85 anos podem apresentar algum sintoma dessa enfermidade. Mas dessas porcentagens, são inúmeros os casos que evoluem para demência. Feito o diagnóstico, o tempo médio de sobrevida varia de oito a 10 anos.
Não se conhece a causa específica da doença de Alzheimer. Parece haver certa predisposição genética para seu aparecimento. Portanto, ela pode desenvolver-se precocemente, por volta dos 50 anos.
Alguns pesquisadores levantaram a hipótese de que algum vírus e a deficiência de certas enzimas e proteínas estejam envolvidos na etiologia da doença. Porém, outros especulam que a exposição ao alumínio e seu depósito no cérebro possam contribuir para a instalação do quadro, mas não foi estabelecida nenhuma relação segura de causa e efeito a respeito disso.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!