O FGTS conta inativa dá a você a oportunidade de retirar o valor que está parado. Afinal, antigamente, o valor poderia ser retirado somente em alguns casos específicos. Porém, há situações em que o valor já pode ser sacado.
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, FGTS, é um benefício que é liberado para o empregado depois que exerce uma atividade formal. Portanto, com carteira assinada. Continue acompanhando e entenda como retirar o valor da conta inativa.
Saque FGTS conta inativa
Uma conta do FGTS fica inativa quando há desligamento ou demissão sem justa causa. Portanto, o trabalhador deixa de receber os 8% do salário. Porém, se houver valor nessa conta, os juros e as correções monetárias continuam ativos.
Leia mais: FGTS: Tudo sobre Saque de valores na conta inativa
Mesmo ela estando inativa, o trabalhador pode resgatar esse valor. Mas para isso, o beneficiário deve acessar o site ou aplicativo Meu FGTS e acessar a aba “Saque por Inatividade do regime FGTS”. Portanto, depois é somente seguir o procedimento, podendo escolher em retirar o valor na agência ou transferência de valores.
Entretanto, se você tem um FGTS conta inativa há menos de três anos, para retirar o valor é somente nas condições abaixo:
- Doenças graves;
- Demissão sem justa causa;
- Aposentadoria;
- Compra do primeiro imóvel;
- Pagamento de dívidas;
- Rescisão por comum acordo entre trabalhador e empregador;
- Quando a empresa encerra as atividades;
- Rescisão de contrato por motivos de força maior;
- Em caso de suspensão superior a 90 dias;
- Morte do trabalhador;
- Situações de emergência ou estado de calamidade pública;
- Saque aniversário.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como consultar o saque do FGTS?
O trabalhador pode consultar o valor e o andamento do seu saque pelo site ou aplicativo do FGTS. Entretanto, em uma agência da Caixa Econômica Federal também é possível consultar a situação do seu fundo de garantia.
Leia mais: Como reativar uma conta inativa de FGTS?
Após consultar, basta verificar se o dinheiro já caiu na sua conta do Caixa Tem. Afinal, esse é o banco digital da Caixa Econômica Federal onde os pagamentos são feitos.
Saque extraordinário de R$1 mil!
O saque extraordinário do FGTS ainda não foi feito por milhões de trabalhadores. Contudo, o resgate foi liberado em abril, mas ainda há valores para serem retirados. Mas o prazo é até 15 de dezembro deste ano!
Leia mais: FGTS 2022: R$13 bilhões foram depositados nas contas pela Caixa; entenda como sacar
Segundo os dados divulgados pela Caixa, mais de 42 milhões de trabalhadores ainda podem retirar o valor.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!