Neste ano de 2024, outra vez, os contribuintes vão precisar apresentar a declaração do Imposto de Renda. No entanto, o que muitos não sabem é que, criminosos estão se aproveitando da situação para atuar com o golpe do Imposto de Renda. Ele acontece de uma forma inteligente criando armadilhas para os contribuintes. Veja como funciona.
Do que se trata o golpe do Imposto de Renda?

Em síntese, os criminosos estão se aproveitando, mais uma vez, da inocência dos contribuintes para aplicar golpes. Nesse sentido, o Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov) conseguiu identificar atos criminosos e resolveu alertar os contribuintes com relação ao golpe do Imposto de Renda.
Leia em seguida: Como funciona a contribuição à Previdência Social? Confira agora mesmo
Eles estão se utilizando de falsos aplicativos muito parecidos com os originais para aplicar golpes. Nestes aplicativos, os contribuintes preenchem a declaração, no entanto, estará direcionado os dados para os criminosos.
De acordo com a Receita Federal, os aplicativos são muito parecidos, inclusive, a logomarca é a mesma. E quem é atingido pelo golpe, tem seus dados furtados, como nome completo, número de documentos além de dados financeiros.
Leia em seguida: Dinheiro perdido liberado para quem trabalhou de 1971 a 1988- Saiba como consultar esses valores e quem tem direito
Lembrando que, a Declaração do Imposto de Renda deste ano vai até até as 23h59min59s de 31 de maio. Inclusive, já é possível também realizar restituição do Imposto de Renda! Devido a isso, os criminosos estão em estado de alerta aproveitando-se todas as oportunidades para enganar as pessoas de boa-fé.
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Aprenda como se proteger contra o golpe do Imposto de Renda
Depois de entender como o golpe funciona, resta saber como se proteger. Para tanto, recomenda que o contribuinte faça a instalação do aplicativo somente disponível no site oficial do Imposto de Renda, na internet. E assim, aquele que quiser preencher a declaração por dispositivos móveis deve baixar o aplicativo oficial, disponível neste link para Android e neste para o sistema iOS.
Leia em seguida: Ótima notícia! Lula aprovou a liberação de R$ 108 mil para este grupo- Confira como receber
Destaca-se também que, a Receita Federal não envia informações por e-mail ou mensagens de texto, pedindo a correção de erros na declaração. Essa é uma das maiores mentiras contadas pelos criminosos. Por isso, o ideal também é nunca fornecer informações pessoais para terceiros, para não ter problemas quanto a isso ou outros golpes como da prova de vida, por exemplo.
No entanto, se ainda sim for vítima do golpe do Imposto de Renda, o ideal é entrar em contato com a Receita Federal e fazer um boletim de ocorrência.
Descubra como fazer a declaração do Imposto de Renda
E agora vamos aprender a fazer a declaração do Imposto de Renda. Em primeiro lugar, faça a instalção do Programa Gerador da Declaração (PGD IRPF 2023) através do site da Receita Federal.
Leia em seguida: Liberado R$ 1526 para saque a um grupo de beneficiários – Confira quem pode receber
Destaca-se ser possível também fazer a declaração através da instalação do aplicativo “Meu Imposto de Renda”, disponível no Google Play (Android) ou na AppStore (iOS). Neste caso, é só entrar com o certificado digital autorizado ou conta Gov.br.
Nesse sentido, todos os dados para que as informações sejam autorizadas ficam disponíveis no menu “Ajuda” ou clicando na tecla “F1” no campo desejado. Em seguida, basta, clicar em “Tela de Entrada” “Nova declaração, “em preenchimento” ou “já transmitidas”. Assim, preencha com os dados mencionados. Continue na João Financeira!
Veja também: Prova de vida INSS abril
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!