Criminosos sabem que as filas do INSS são um excelente local para realizar crimes e aplicar golpes. Veja aqui alguns relatos ocorridos em filas do INSS por todo o Brasil e aprenda a se proteger destes criminosos! Confira aqui:
- Filas grandes e perigosas;
- quadrilhas especializadas em Fraudes;
- casos recentes;
- cuidado nas filas.
Filas grandes e perigosas
Quem nunca precisou ficar 40 minutos na fila do INSS pode se considerar uma pessoa de sorte. As filas do INSS, além de enormes, agora apresentam um novo perigo aos beneficiários.
Nas mais de 1.100 agências do INSS espalhadas por todo o Brasil, criminosos utilizam a alta aglomeração de pessoas para aplicar golpes, aproveitando-se da ingenuidade e inocência das pessoas.
Leia mais: Notícia quente: Revisão da vida toda pode ser feita direto pelo app? Entenda
Uma vez que o grande público das agências é composto por, majoritariamente, idosos, deficientes físicos e pessoas acometidas por algum tipo de doença, criminosos buscam aproveitar-se dessas situações para benefício próprio.
Com os agendamentos virtuais e filas reduzidas, o problema deveria ter sido contornado, mas segue prejudicando milhares de segurados em todo o Brasil.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quadrilhas especializadas em Fraudes
Nas filas externas às agências ou mesmo dentro delas, quadrilhas especializadas em fraude abordam o segurado para oferecer uma ”ajuda” ou serviços falsos. O truque utilizado é simples, mas eficaz, passando-se por funcionários do INSS ou de empresas privadas que oferecem solução às grandes filas ou soluções financeiras fora da agência.
Leia também: Acaba de sair: 13º salário será pago aos beneficiários do BPC LOAS em 2023? Confira
Um dos roteiros mais comuns, utilizados pelos criminosos, é se passar por advogado oferecendo revisões e processas ”enriquecedores” aos aposentados, somente para aplicar-lhes algum golpe.
Casos recentes
Em processos recentes envolvendo abordagens na fila do INSS, o processo REsp 217406, julgado no Superior Tribunal de Justiça, mostra como segurados do órgão são assediados na fila. No processo em questão, o beneficiário recebeu um cartão de um suposto profissional que ”resolvia problemas” previdenciários.
Quando um contato por telefone foi estabelecido pelo beneficiário, o golpista se apresentou como Técnico da Previdência Social. O tal técnico teria então utilizado documentos falsos para solicitar um auxílio-doença, evitando assim a fila da perícia. Obviamente não deu certo, e o aposentado perdeu seu dinheiro.
Cuidado nas filas
Esquemas como estes em arredores das filas do INSS são comuns, uma vez que o alto tráfego de vítimas em potencial agrada aos golpistas.
Leia mais: Acaba de sair notícia triste para os aposentados: Veja o que o INSS anunciou agora para todos
Por mais que as filas sejam injustas e longas, não recorra a estes serviços piratas, uma vez que a solicitação de benefícios com documentos falsificados é crime, não apenas para o fraudador mas também para o beneficiário que solicitou o serviço.
Veja o vídeo: Novo aumento JÁ DECIDIDO para os aposentados!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o mundo dos aposentados e pensionistas! Clique no link e saiba mais.
Novidade: Teto para aposentadorias em 2023 é divulgado; saiba qual é
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!